Golfo do México

BP fará nova tentativa para conter vazamento de petróleo

A petrolífera BP, responsável pelo vazamento de petróleo no Golfo do México, planeja uma nova forma de tentar vedar o poço danificado, informou nesta segunda-feira (20) seu vice-presidente, Kent Wells. Em entrevista coletiva por telefone, Wells disse que a empresa vai estudar nos próximos dois

Redação/ Agências
20/07/2010 08:56
Visualizações: 556
A petrolífera BP, responsável pelo vazamento de petróleo no Golfo do México, planeja uma nova forma de tentar vedar o poço danificado, informou nesta segunda-feira (20) seu vice-presidente, Kent Wells.


Em entrevista coletiva por telefone, Wells disse que a empresa vai estudar nos próximos dois dias a possibilidade de injetar lama pesada na boca do poço, e em seguida anunciará a decisão.


A companhia já tinha feito testes com uma mistura de cimento e lama para vedar o poço, em maio, sem sucesso. Este novo procedimento seria semelhante.


A principal diferença, segundo explicação de Wells, é que agora a BP conta com uma peça de contenção sobre o poço, e que por enquanto ele é mantido fechado. Isso permitiria que a empresa injetasse a mistura a baixa pressão e em baixas velocidades, aumentando as chances de sucesso.


A peça em questão está no local em período de testes, que seria prorrogado por 24 horas para determinar se vazamentos detectados perto do poço representam uma ameaça.


O almirante Thad Allen, responsável pela resposta do Governo americano sobre o vazamento, protagonizou uma tensa troca de declarações com a companhia no domingo.


No fim do dia, enviou uma carta na qual exigia à companhia que tomasse precauções extremas e aumentasse a vigilância após ter sido detectada uma fuga a cerca de três quilômetros da boca do poço.


Nesta segunda, porém, Allen descartou que a fuga tenha relação com o acidente. Foram identificados outros dois vazamentos menores, mas o almirante garantiu que nenhum deles representa uma ameaça de que pode haver novos problemas sérios.


Segundo a BP, o vazamento pode se tratar de nitrogênio, algo que, segundo a companhia, seria "comum".


De 20 de abril até a última quinta-feira, o acidente causou o vazamento de uma quantidade entre 35 mil e 60 mil barris de petróleo às águas do Golfo, provocando a maior catástrofe ecológica na história dos Estados Unidos.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
Combustíveis
Fiscalização nacional alcança São Paulo e amplia ações s...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy debate segurança energética e inovação no s...
16/03/26
Macaé Energy
Firjan: congresso técnico é um dos pontos altos do Macaé...
16/03/26
Combustíveis
Etanol mantém leve alta no indicador semanal, enquanto P...
16/03/26
Petrobras
O diesel está mais caro
16/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23