Golfo do México

BP estanca vazamento após desastre ambiental, econômico e político

Valor Online
05/08/2010 13:33
Visualizações: 109
O presidente dos EUA, Barack Obama, comemorou a aparente contenção do vazamento de petróleo no Golfo do México e disse que é uma "notícia muito boa". Ele também afirmou que a operação de limpeza também está adiantada. "Um informe de nossos cientistas mostra que a vasta maioria do petróleo foi dispersada ou tirada da água", disse. A pressa de Obama em mostrar bons resultados vem depois de meses em que sua imagem foi afetada pelo maior desastre ecológico dos EUA.


Pesquisas mostram que a maior parte dos americanos viu a atuação do governo como vacilante, o que poderia se refletir na performance dos democratas na eleição legislativa de novembro. O vazamento do poço da BP jogou no mar cerca de 4,9 milhões de barris de petróleo desde abril, quando a plataforma Deepwater Horizon explodiu. O desastre colocou em perigo o rico ecossistema de cinco Estados litorâneos do Golfo do México e prejudicou a economia local. Ele se tornou o maior derrame marítimo acidental de óleo no mundo, superando a explosão de 1979 no poço Ixtoc na baía de Campeche, no México, que despejou quase 3 milhões de barris de petróleo no mar.


Segundo cientistas americanos, em um relatório oficial divulgado pelo governo, cerca de 25% do petróleo derramado foram removidos por meio de queimas controladas, outros 25% se evaporaram naturalmente e 24% se dispersaram de forma natural ou química. Por esses cálculos, cerca de 1 milhão de barris ainda estariam poluindo a área - para efeito de comparação, o vazamento do petroleiro Exxon Valdez, em 1989, no Alasca, foi de 257 mil barris.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13