Golfo do México

BP contrata bancos de investimento em meio a acidente no Golfo

Brasil Econômico
15/06/2010 11:13
Visualizações: 68 (0) (0) (0) (0)

 A petrolífera britânica contratou os bancos de investimento Blackstone, Goldman Sachs e Credit Suisse como consultores em meio ao maciço derramamento de óleo de um poço da empresa no Golfo do México, disse uma fonte a par do assunto.

 

O porta-voz da BP, Tony Odone, disse que a empresa não comentaria quem são seus consultores ou qual seria o papel deles.

 

Odone também negou a informação veiculada na imprensa de que a empresa teria contratado bancos para se defender de eventuais ofertas hostis de compra da companhia, dada à perda significativa de valor de mercado da BP.

 

A BP viu seu valor de mercado cair em mais de 40% desde que uma explosão em águas profundas no Golfo do México culminou no pior vazamento de petróleo da história dos Estados Unidos.

Milhões de barris de óleo foram derramados no Golfo desde a explosão de 20 de abril que deixou 11 mortos e abalou a imagem da BP.

A mancha de óleo de 190 quilômetros na costa americana impôs pesadas perdas à indústria pesqueira, além de ter matado pássaros e golfinhos.

Tem havido muita especulação sobre como a BP vai lidar com potenciais processos judiciais decorrentes dos prejuízos causados pelo vazamento de óleo.

Analistas e profissionais de bancos de investimentos têm sugerido que a companhia poderia vender ativos se necessário ou até mesmo se tornar alvo de uma oferta não solicitada de aquisição.

Alguns veículos na imprensa, incluindo uma reportagem do New York Times, já sugeriram que uma concordata seria o pior cenário para a petrolífera britânica.

Legisladores dos EUA têm pressionado a companhia a suspender o pagamento de dividendos trimestrais como forma de guardar dinheiro para indenizações de pessoas e empresas atingidas pelo acidente.

Mais de 50 senadores democratas sugeriram em carta que a BP poderia ter que pagar, inicialmente, US$ 20 bilhões em indenizações por danos relacionados ao derramamento de petróleo.

A fonte que relatou a contratação dos bancos de investimento pela BP não especificou qual seria a função das instituições financeiras. Ela pediu anonimato.

Normalmente, bancos de investimento aconselham empresas sobre estratégias corporativas, incluindo fusões e aquisições e planos de financiamento.

Banqueiros e advogados fora do grupo de consultores da BP apontaram que os bancos contratados poderiam ajudar a petrolífera sobre assuntos como dividendos, valorização de diversos ativos e formas de se levantar capital.

Goldman, Credit Suisse e Blackstone se recusaram a comentar o assunto.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Leilão
PPSA divulga Limite Mínimo de Preço para o 5º Leilão de ...
24/06/25
PD&I
Nexio apresenta soluções de inovação digital na SP Offshore
24/06/25
Evento
FIEE realizará 1º Congresso da Indústria Eletroeletrônic...
24/06/25
ANP
Manifesto pela revisão de cortes na ANP
24/06/25
Energia Elétrica
Selco economiza mais de R$ 110 mil em oito meses ao migr...
24/06/25
Bahia Investe
Bahia Investe destaca potencial de crescimento do setor ...
24/06/25
Brava Energia
Brava Energia aposta em eficiência e inovação tecnológic...
24/06/25
Comemoração
Porto de Niterói celebra 100 anos de história e destaque...
24/06/25
Evento
Repsol Sinopec Brasil discute inovação e descarbonização...
24/06/25
Gás Natural
Compagas, Necta e Sulgás abrem chamada pública conjunta ...
23/06/25
SLB
SLB aposta em crescimento no Nordeste e investe em digit...
23/06/25
Evento
Copa Energia participa do Energy Summit 2025 e destaca c...
23/06/25
Internacional
Conflito no Oriente Médio pode elevar os custos de produ...
23/06/25
COP30
IBP realiza segundo evento Pré-COP30 em Belém
23/06/25
Rio de Janeiro
Innovarpel 2025: especialista fala sobre nova era da cib...
23/06/25
Copastur
Copastur destaca estratégia de expansão no Nordeste e fo...
23/06/25
Rio de Janeiro
Wilson Sons inicia operação com energia 100% renovável n...
23/06/25
Etanol
Anidro sobe 0,39% e hidratado registra alta de 1,15% na ...
23/06/25
Pessoas
Cristian Manzur é o novo diretor de QHSE do Bureau Verit...
23/06/25
Firjan
Indústria Criativa impulsiona economia e já representa R...
20/06/25
IBP
Leilão da 5ª Oferta Permanente tem bônus recorde
20/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22