Bacia de Santos

bp avança nos planos para a significativa descoberta de Bumerangue, na costa brasileira

A bp anuncia hoje uma atualização após sua significativa descoberta de hidrocarbonetos no bloco Bumerangue, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, na costa brasileira.

Redação TN Petróleo/Assessoria bp
31/10/2025 07:40
bp avança nos planos para a significativa descoberta de Bumerangue, na costa brasileira Imagem: Divulgação bp Visualizações: 1181

Após o anúncio da descoberta em agosto, análises laboratoriais iniciais e de gradiente de pressão confirmaram a presença de uma coluna bruta de hidrocarbonetos de aproximadamente 1.000 metros, incluindo uma coluna de óleo de cerca de 100 metros e uma coluna de gás-condensado rico em líquidos de aproximadamente 900 metros. Devido à presença de líquidos em toda a coluna de hidrocarbonetos, as propriedades de rocha de alta qualidade observadas e a ampla experiência da bp em tecnologia e desenvolvimento em águas profundas, a empresa acredita que o dióxido de carbono presente no reservatório pode ser gerenciado.

A bp continua realizando testes laboratoriais e outras análises para determinar as características dos fluidos, as proporções gás/óleo e condensado/gás, além de uma estimativa dos volumes e fará uma atualização oportunamente. O planejamento das atividades de avaliação está em andamento, com início das atividades de poço previsto para o início de 2027, sujeito à aprovação regulatória.

Gordon Birrell (foto), vice-presidente executivo de upstream da bp, declarou: "2025 tem sido um ano de avanços estratégicos significativos no upstream da bp, com recorde de confiabilidade das plantas, seis grandes projetos iniciados, cinco adicionais sancionados e uma série de descobertas exploratórias, incluindo Bumerangue. Ainda estamos na fase de exploração de Bumerangue, porém os resultados e análises iniciais são extremamente animadores, pois indicam uma coluna de hidrocarbonetos muito extensa e um volume significativo de líquidos no reservatório. Estamos satisfeitos com o que vimos até agora e nossa confiança no potencial deste campo aumentou. Temos uma equipe dedicada e estamos acelerando o trabalho nas atividades de avaliação propostas e nos conceitos potenciais de desenvolvimento, que incluirão a possibilidade de um sistema de produção antecipada."

Bumerangue é uma das 12 descobertas exploratórias que a bp realizou este ano em diversas bacias, incluindo o Golfo da América e a Namíbia, por meio da Azule Energy, sua joint venture independente 50-50 com a Eni.

Notas para editores:

  • A bp perfurou o poço exploratório 1-BP-13-SPS no bloco Bumerangue, localizado na Bacia de Santos, a 404 quilômetros (218 milhas náuticas) da costa do Brasil, a uma profundidade de água de 2.372 metros. O poço foi perfurado a uma profundidade total de 5.855 metros.
  • O poço encontrou o reservatório de carbonato pré-sal de alta qualidade, com uma extensão areal superior a 300 quilômetros quadrados.
  • A bp detém 100% de participação no bloco, com a Pré-Sal Petróleo S.A. como gestora do Contrato de Partilha de Produção. A bp garantiu o bloco em dezembro de 2022, durante o 1º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha de Produção da ANP.
  • A descoberta representa a maior da bp em 25 anos, reforçando o compromisso da empresa em expandir seu portfólio de upstream e estabelecer um polo de produção relevante no Brasil.
  • A bp atua no Brasil há mais de 50 anos e atualmente possui participação em seis blocos offshore, sendo a operadora em dois deles.

Sobre a bp no Brasil - A bp está presente no Brasil há mais de 50 anos e atua nos segmentos de exploração de petróleo e gás natural, no fornecimento de gás, produção de biocombustíveis e bioenergia, por meio da bp bioenergy, fornecimento de combustível para aviação e marítimo, lubrificantes por meio da Castrol, comercialização de energia e combustíveis, energia solar (Lightsource bp), além de atuar via joint-ventures em geração termoelétrica (GNA), tancagem e logística de combustíveis (Opla), e distribuição de combustíveis marítimo (Efen).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.