Bacia de Santos

bp anuncia descoberta de petróleo no poço exploratório Bumerangue na Bacia de Santos

Redação TN Petróleo/Assessoria bp
05/08/2025 06:52
bp anuncia descoberta de petróleo no poço exploratório Bumerangue na Bacia de Santos Imagem: Divulgação bp Visualizações: 1393

A bp perfurou o poço exploratório pioneiro 1-BP-13-SPS no bloco Bumerangue, localizado na Bacia de Santos, a 404 km do Rio de Janeiro, a uma profundidade de 2.372 metros. O poço foi perfurado a uma profundidade total de 5.855 metros.

O poço atingiu o reservatório à aproximadamente 500 metros abaixo do topo da estrutura e atravessou uma coluna de hidrocarbonetos
estimada em 500 metros, em um reservatório de carbonato pré-sal de alta qualidade, com uma extensão de área superior a 300 km2.

Os primeiros resultados de análise na sonda indicam níveis elevados de dióxido de carbono. A bp agora iniciará análises laboratoriais para caracterizar melhor o reservatório e os fluidos descobertos,  que fornecerá informações adicionais sobre o potencial do bloco Bumerangue. Outras atividades de avaliação estão planejadas, sujeitas à aprovação regulatória.

A bp detém 100% de participação no bloco, com a Pré-Sal Petróleo S.A. como gestora do Contrato de Partilha de Produção. A bp adquiriu o bloco em dezembro de 2022, durante a Primeira Rodada de Oferta Permanente de Partilha de Produção da ANP, com termos comerciais muito favoráveis.
Gordon Birrell, vice-presidente executivo de Produção e Operações da bp, disse: “Estamos entusiasmados em anunciar esta descoberta significativa em Bumerangue, a maior da bp em 25 anos. Este é mais um sucesso em um ano que tem sido excepcional para nossa equipe de exploração, reforçando nosso compromisso com o crescimento de nossas atividades de upstream. O Brasil é um país importante para a bp, e nossa ambição é explorar o potencial de estabelecer um hub de produção significativo e vantajoso no país.”

Bumerangue é a décima descoberta da bp em 2025 até o momento. A bp já anunciou descobertas de exploração de petróleo e gás em: Beryl e Frangipani em Trinidade, Fayoum 5 e El King no Egito, Far South no Golfo da América, Hasheem na Líbia e Alto de Cabo Frio Central no Brasil, além de descobertas na Namíbia e Angola por meio da Azule Energy, sua joint venture 50-50 com a Eni.

A bp planeja aumentar sua produção global de upstream para 2,3-2,5 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2030, com capacidade para aumentar a produção até 2035. Este anúncio contém informações privilegiadas. A pessoa responsável por organizar a divulgação deste anúncio em nome da BP p.l.c. é Ben Mathews, Secretário da Empresa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Descomissionamento
ONIP apresenta ao Governo Federal propostas para transfo...
04/02/26
Pessoas
Daniela Lopes Coutinho é a nova vice-presidente executiv...
04/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Pré-Sal
Shell dá boas-vindas à KUFPEC como parceira no Projeto O...
03/02/26
Gás Natural
GNLink recebe autorização da ANP e inicia operação da pr...
02/02/26
Gás Natural
Firjan percebe cenário positivo com redução nos preços d...
02/02/26
Etanol
Anidro e hidratado fecham mistos na última semana de jan...
02/02/26
GNV
Sindirepa: preço do GNV terá redução de até 12,5% no Rio...
30/01/26
Descomissionamento
SLB inaugura Centro de Excelência em Descomissionamento
30/01/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Gás Natural
Firjan lança publicação e promove debate sobre futuro do...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
28/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
28/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Gás Natural
Petrobras reduz preços do gás natural para distribuidoras
28/01/26
Gás Natural
Renovação das concessões de gás no Rio exige transparênc...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.