Energia Eólica

Bons ventos que sopram do sul

Folha do Sul Gaúcho - 28/03/2016
28/03/2016 16:59
Visualizações: 824 (0) (0) (0) (0)

O Plano Energético do Rio Grande do Sul foi apresentado no Palácio Piratini na semana passada. O plano foi desenvolvido no período de um ano pela Secretaria de Estado de Minas e Energia tem como objetivo servir de ferramenta para traçar as estratégias nessa área nos próximos anos. O secretário Lucas Redecker aposta que o Rio Grande será conhecido como um exportador de energia para as outras regiões do Brasil. Nós, de Bagé, tivemos uma participação concreta e efetiva no desenvolvimento do plano, contribuindo com propostas significativas nesse processo que aproveita as oportunidades para aumentar a geração de energia através de fontes como a eólica, hídrica, carvão, biomassa, gás e solar.

O Rio Grande do Sul elabora uma estratégia de presente e futuro. Existem obstáculos que precisam ser superados para atingir a meta, como as questões burocráticas e de custos com licenciamentos ambientais. No entanto, os potenciais de energia nos levam ao otimismo.

A força eólica em todo o Estado, por exemplo, levando-se em conta as medições até 100 metros de altura, tem potencial de 102 MW. E a nossa região, somando-se à Fronteira Oeste e Sul, compreende a maior parte dessa potência. Trata-se de uma alternativa de desenvolvimento para Bagé e região, importante no conjunto de ações que precisam ser efetivadas.

Imprescindível aproveitar essa grande oportunidade para mantermos os acadêmicos da área em nosso município, oferecendo condições para que, com seu conhecimento, explorem o que temos de melhor, e aqui está um dos maiores potenciais eólicos do RS sem receber atenção.

Também os Planos de Gestão de Resíduos Sólidos deverão incorporar prioridade a essas questões, analisando cuidadosamente os processos a serem adotados para minimizar os impactos ambientais, principalmente no que se refere à destinação dos resíduos com forte carga orgânica, como são os resíduos urbanos úmidos e os agrossilvipastoris. O biogás produzido pela degradação destes e outros resíduos pode ser convertido em uma forma de aproveitamento energético como eletricidade, vapor, combustível para caldeiras ou fogões, combustível veicular ou para abastecer gasodutos com gás de qualidade. Existem tecnologias em pequena e média escalas nesse sentido sendo aplicadas no país, principalmente na região sul.

Desta forma, sendo Bagé uma cidade carente de projetos que utilizem tecnologias limpas para a produção deenergia renovável, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico da região passam pela inclusão e o melhor aproveitamento dos recursos energéticos disponíveis.

Conseguir a inclusão de Bagé no Plano Energético Estadual deve ser comemorado. No ano passado, levei ao governo do Estado o estudo realizado com as potencialidades da região. E fomos contemplados com 41 demandas encaminhadas. E isso se deve à Universidade Federal do Pampa e à colaboração magistral de Cristian Becker e Manoel Machado, a quem só temos a agradecer.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
IBP
Gás natural é essencial para garantir segurança energéti...
14/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Pesquisa
ANP convida postos de combustíveis a participarem de pes...
14/05/25
Energia Solar
Parceria entre BYD e JV Gera + Raizen instala nove usina...
14/05/25
Evento
Data centers, energia e sustentabilidade estão no centro...
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petronect colabora com o fortalecimento da cadeia de sup...
12/05/25
Resultado
Vibra adota relatório integrado e fecha 2024 com lucro r...
12/05/25
Sustentabilidade
OceanPact estreia no Índice de Sustentabilidade Empresar...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Oferta Permanente
Seminário apresentará informações sobre regras e áreas e...
12/05/25
Negócio
Por R$ 425 milhões, Raizen Energia vende a Usina de Leme...
12/05/25
Etanol
Anidro e hidratado sobem, aponta Cepea/Esalq
12/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22