G1/ AFP
A Bolsa de Chicago alcançou um acordo para adquirir o mercado de petróleo e matérias-primas de Nova York, o Nymex, por 9,4 bilhões de dólares, informou a instituição nesta segunda-feira.
O acordo prevê que os acionistas do Nymex receberão 36 dólares em efetivo e 0,1323 por ação da Bolsa de Chicago por cada ação do Nymex.
Os termos de compra são os mesmos que ambos apresentaram durante o anúncio das negociações entre os dois grupos em 28 de enero, apesar da valorização da Nymex cair sensivelmente desde então.
O preço da ação da CME, de fato, passou de 629 dólares no fechamento de 25 de janeiro a 486,05 dólares no fechamento de sexta passada, perdendo 22,7%. Inicialmente avalida em 11,3 bilhões de dólares, Nymex não vale agora mais que 9,4 bilhões.
Esta operação marca um novo passo na concentração dos mercados mundiais, depois de várias fusões no ano passado, principalmente da Bolsa de Nova York e do mercado europeu Euronext, assim como a aliança do Nasdaq, a Bolsa Eletrônica americana, com sua colega de Dubai, para comprar a escandinava OMX.
Fale Conosco
22