América do Sul

Bolívia deixa empresas menos pessimistas

Valor Econômico
16/10/2006 03:00
Visualizações: 117 (0) (0) (0) (0)

As empresas que operam na Bolívia estão menos pessimistas com o rumo das negociações dos novos contratos de operação e produção de gás no país, cujo prazo final é 30 de outubro, mas pode ser prorrogado. Apesar de um negociador lembrar que "na Bolívia as coisas só terminam no final, e às vezes nem isso", o governo pareceu aceitar algumas modificações no contrato que está sendo esboçado.

"Existem algumas possibilidades que podemos explorar porque a Bolívia parece querer tornar as coisas mais palatáveis", disse o executivo de uma grande empresa.

Apesar das conversas estarem ocorrendo isoladamente com cada empresa, o objetivo dos bolivianos é transformar os contratos de risco compartilhado para produção compartilhada, que no entender das empresas vai torná-las apenas prestadoras de serviços.

Entre as exigências está que as empresas que assinarem os novos contratos abram mão de recorrer a arbitragem internacional, aceitando que disputas comerciais sejam resolvidas em cortes bolivianas.

A Bolívia propôs às empresas um modelo no qual a estatal YPFB se torna responsável por toda a comercialização de hidrocarbonetos (seja petróleo, gás ou derivados). Por esse modelo, que vem recebendo sugestões das companhias, parte da receita de venda do gás e outros combustíveis seria repassada para as petroleiras em parte como remuneração dos investimentos e em outra como margem de lucro.

Um executivo ouvido pelo Valor avalia que será difícil fugir de algumas condições, mas diz que sua empresa quer garantir alguns direitos. Entre eles, a pré-aprovação dos contratos de venda da YPFB quando eles exigirem novos investimentos. Esse é o caso do acordo entre Bolívia e Argentina, que prevê a exportação de 20 milhões de metros cúbicos de gás, o que vai exigir investimentos bilionários.

Essa exigência de pré-aprovação criaria uma "blindagem" contra investimentos "sociais" utilizando o gás como moeda ou acordos regionais à moda do presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Apesar de conduzidas oficialmente pelo ministro de Hidrocarbonetos, Carlos Villegas, e pelo presidente da YPFB, Juan Carlos Ortiz, as negociações são acompanhadas pelo poderoso Manuel Morales, assessor da presidência da YPFB, que é braço direito do presidente boliviano, Evo Morales. As negociações com a Petrobras envolvem ainda o preço do gás importado pelo Brasil e o ressarcimento pela retomada das duas refinarias da estatal.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Bahia Oil & Gas supera expectativas e consolida sua impo...
29/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Petroborn planeja investir US$ 35 milhões no Nordeste
29/05/25
Pré-Sal
FPSOs da MODEC impulsionam produção de petróleo e gás, s...
29/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
GBS Storage debate projeto inédito de estocagem de gás n...
29/05/25
Comemoração
BDEP ANP faz 25 anos
29/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Bahia Oil and Gas 2025 abre com debates estratégicos sob...
28/05/25
Sergipe Oil & Gas 2025
No próximo dia 03/06 acontece o evento de lançamento do ...
28/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Tiger Rentank marca presença no 1º dia da Bahia Oil & Ga...
28/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Bahiagás destaca integração das Energias no Bahia Oil & ...
27/05/25
Parceria
ANP faz parceria com Marinha para início de trabalhos pa...
26/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Autoridades confirmam participação no 2º maior evento de...
26/05/25
Evento
FenaBio estreia na Fenasucro & Agrocana como novo espaço...
26/05/25
Pré-Sal
Consórcio de Libra anuncia primeiro óleo do FPSO Mero-4 ...
26/05/25
Oferta Permanente
5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão: divulgada a ...
26/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Começa nesta quarta (28) o maior evento de petróleo e gá...
26/05/25
Pré-Sal
ANP autoriza entrada em operação de plataforma no campo ...
22/05/25
ANP
Valores referentes à produção de março para contratos de...
22/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Tenaris destaca soluções comprovadas em campo para proje...
22/05/25
Renováveis
Acelen Renováveis dá início ao plantio da macaúba em Cac...
22/05/25
OTC HOUSTON 2025
Empresas brasileiras geram US$ 316 milhões em negócios d...
21/05/25
Acordo
OneSubsea e Petrobras assinam acordo para desenvolver um...
21/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22