acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Infraestrutura

BNDES: nova linha de crédito para apoiar elaboração de projetos de infraestrutura

30/03/2016 | 13h15
BNDES: nova linha de crédito para apoiar elaboração de projetos de infraestrutura
TN Petróleo TN Petróleo

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a criação de uma nova linha de apoio à estruturação de projetos no setor de infraestrutura. O BNDES Pró-Estruturação de Projetos pode financiar a elaboração tanto de projetos de parcerias público-privadas (PPPs) quanto de concessões no setor de infraestrutura, com o objetivo de viabilizar investimentos e aumentar a qualidade e eficiência dos serviços públicos.

Com orçamento inicial de R$ 200 milhões, a linha será destinada a empresas de consultoria especializadas em infraestrutura. A nova linha apoiará o desenvolvimento de estudos técnicos destinados à preparação de projetos de concessão ou de PPPs da União, Estados e Municípios, a serem licitados posteriormente.

A linha funcionará da seguinte maneira: o governo (União, Estado ou Município) realiza uma chamada pública para selecionar uma consultoria para elaborar propostas de estudos técnicos para um determinado projeto de infraestrutura. O governo então seleciona e autoriza o vencedor (uma única empresa ou um consórcio de consultorias) para o desenvolvimento dos estudos técnicos. De posse dessa autorização, a empresa ou o consórcio autorizado poderá submeter ao BNDES pedido de apoio financeiro.

A consultoria que obtiver os recursos do BNDES Pró-Estruturação de Projetos cederá ao Banco o direito de ressarcimento do apoio financeiro. O responsável por este pagamento ao BNDES será o vencedor da licitação da PPP/concessão.‎

O BNDES Pró-Estruturação de Projetos reforça as iniciativas já existentes no BNDES de apoio técnico e financeiro à estruturação de projetos de concessões e PPPs. O Banco já atua no setor por meio de parceria institucional com o International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e via participação acionária minoritária na empresa Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP). Mas com o BNDES Pró-Estruturação de Projetos, o Banco passa a apoiar de forma mais direta a elaboração de projetos.

O Brasil carece de investimentos em infraestrutura, capazes de aumentar a taxa de crescimento da economia, melhorar a competitividade do país e a qualidade de vida da população. A ausência de bons projetos representa um gargalo para o investimento em infraestrutura e, em muitos casos, esta escassez está relacionada a restrições técnicas e financeiras do setor público na preparação dos estudos necessários para licitar as PPPs e concessões.

O valor máximo de apoio por projeto será de R$ 15 milhões e entre os itens a serem apoiados estão recursos humanos (pesquisadores, especialistas e consultores); aquisição de softwares, bancos de dados e contratação de serviços ou equipamentos especializados.



Fonte: Assessoria BNDES/Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar