Infraestrutura

BNDES: nova linha de crédito para apoiar elaboração de projetos de infraestrutura

Assessoria BNDES/Redação
30/03/2016 13:15
BNDES: nova linha de crédito para apoiar elaboração de projetos de infraestrutura Imagem: TN Petróleo Visualizações: 1014

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a criação de uma nova linha de apoio à estruturação de projetos no setor de infraestrutura. O BNDES Pró-Estruturação de Projetos pode financiar a elaboração tanto de projetos de parcerias público-privadas (PPPs) quanto de concessões no setor de infraestrutura, com o objetivo de viabilizar investimentos e aumentar a qualidade e eficiência dos serviços públicos.

Com orçamento inicial de R$ 200 milhões, a linha será destinada a empresas de consultoria especializadas em infraestrutura. A nova linha apoiará o desenvolvimento de estudos técnicos destinados à preparação de projetos de concessão ou de PPPs da União, Estados e Municípios, a serem licitados posteriormente.

A linha funcionará da seguinte maneira: o governo (União, Estado ou Município) realiza uma chamada pública para selecionar uma consultoria para elaborar propostas de estudos técnicos para um determinado projeto de infraestrutura. O governo então seleciona e autoriza o vencedor (uma única empresa ou um consórcio de consultorias) para o desenvolvimento dos estudos técnicos. De posse dessa autorização, a empresa ou o consórcio autorizado poderá submeter ao BNDES pedido de apoio financeiro.

A consultoria que obtiver os recursos do BNDES Pró-Estruturação de Projetos cederá ao Banco o direito de ressarcimento do apoio financeiro. O responsável por este pagamento ao BNDES será o vencedor da licitação da PPP/concessão.‎

O BNDES Pró-Estruturação de Projetos reforça as iniciativas já existentes no BNDES de apoio técnico e financeiro à estruturação de projetos de concessões e PPPs. O Banco já atua no setor por meio de parceria institucional com o International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e via participação acionária minoritária na empresa Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP). Mas com o BNDES Pró-Estruturação de Projetos, o Banco passa a apoiar de forma mais direta a elaboração de projetos.

O Brasil carece de investimentos em infraestrutura, capazes de aumentar a taxa de crescimento da economia, melhorar a competitividade do país e a qualidade de vida da população. A ausência de bons projetos representa um gargalo para o investimento em infraestrutura e, em muitos casos, esta escassez está relacionada a restrições técnicas e financeiras do setor público na preparação dos estudos necessários para licitar as PPPs e concessões.

O valor máximo de apoio por projeto será de R$ 15 milhões e entre os itens a serem apoiados estão recursos humanos (pesquisadores, especialistas e consultores); aquisição de softwares, bancos de dados e contratação de serviços ou equipamentos especializados.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
PD&I
Rio ganha novo Centro de Referência em Tecnologia da Inf...
17/12/25
Etanol de milho
Produção de etanol de milho cresce, mas disputa por biom...
17/12/25
Gás Natural
Produção de gás natural bate recorde no Brasil, e consum...
17/12/25
Biodiesel
ANP reúne representantes de laboratórios para discussões...
17/12/25
Pré-Sal
Cerimônia marca início da produção do campo de Bacalhau,...
17/12/25
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.