Setor Elétrico

BNDES deve suspender financiamento para a El Paso Energy

Falta de acordo de preços para energia da TermoNorte impediu fechamento de contrato entre empresa americana e a Eletrobrás. Sem um contrato, justifica o banco, usina não tem como apresentar garantias.


14/06/2004 03:00
Visualizações: 23
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está com dificuldades para financiar a TermoNorte, a usina termelétrica de 345 megawatts (MW) instalada pela texana El Paso Energy em Porto Velho (RO). A falta de um acerto de preços entre a El Paso e a Eletrobrás, compradora da energia, deverá determinar a suspensão do financiamento pelo banco oficial.
O superintendente de Infra-estrutura do BNDES, João Carlos Cavalcante, justificou que o impasse tem dificultado o fechamento de um contrato de venda da energia (PPA ou Power Purchase Agreement) para a Eletrobrás. O contrato, segundo ele, é utilizado como garantia para os financiamentos do banco para empreendimentos do setor elétrico.
O superintendente do BNDES participou nesta quarta-feira (09/06) do seminário Gerenciamento de Riscos e Aproveitamento de Oportunidades para Companhias Locais no Setor de Petróleo e Gás, promovido pelo Ministério de Minas e Energia em conjunto com a ANP e a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad). Na ocasião, revelou que as negociações com a El Paso já desdobram há muito tempo, o que justificaria a provável decisão do banco de suspender o crédito.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20