Financiamento

BNDES debate ampliação da capacidade industrial brasileira por meio do óleo e do gás do pré-sal

Redação/Assessoria
26/03/2019 14:17
BNDES debate ampliação da capacidade industrial brasileira por meio do óleo e do gás do pré-sal Imagem: Divulgação Visualizações: 484

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) disponibiliza para download o Texto para discussão 132: Investimento em refino e petroquímica – emprego estratégico do petróleo pertencente à União no modelo de partilha, de Martim Francisco de Oliveira e Silva, André Camargo Cruz e Paulo Dias Mesquita.

O texto atualiza a análise sobre a venda da parcela do óleo da União em leilões de oferta de longo prazo para refino e petroquímica, efetuada durante o estudo Potencial de diversificação da indústria química brasileira, financiado pelo BNDES e realizado pela Bain & Company e a Gas Energy, entre 2013 e 2014.

Ele ainda aborda os mecanismos que podem ser usados para a atração de investimentos que propiciem a agregação local de valor a um recurso mineral finito, melhorias na balança comercial, maior independência energética, elevação na arrecadação fiscal e, evidentemente, maior desenvolvimento econômico e social, que está de acordo com os pleitos do estudo Um outro futuro é possível, que propõe utilizar o óleo e o gás da União como matéria-prima e insumo energético para fomento da cadeia industrial por meio de leilões estruturantes. Segundo a diretora de Economia e Estatística, Fátima Giovanna Coviello Ferreira: "no momento em que se discute a exploração do Pré-Sal como instrumento para o necessário choque de energia de que o Brasil precisa para ganhar competitividade, o estudo do BNDES abre espaço para a discussão do potencial de crescimento da indústria petroquímica no Brasil e da importância da agregação de valor aos recursos naturais, inclusive como alternativa ao uso como combustível, movimento que já vem acontecendo em outros países e com a maioria das petroleiras". A Abiquim está organizando uma conversa com os autores do documento para disseminar o conteúdo e as oportunidades.

Clique aqui para fazer o download do Texto para discussão 132: Investimento em refino e petroquímica – emprego estratégico do petróleo pertencente à União no modelo de partilha.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13