Etanol

BNDES aprova R$ 49,3 mi para investimento do grupo Cerradão

Redação/Broadcast Agro
05/04/2019 20:09
Visualizações: 154

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de aproximadamente R$ 49,3 milhões ao Grupo JP Andrade (Grupo Cerradão) para investimentos das empresas Usina Cerradão Ltda. e Agrícola Cerradão Ltda. O empréstimo corresponde a 69% do total a ser investido no projeto, que contempla a ampliação da capacidade de geração de energia a partir de biomassa, o aumento da capacidade instalada de produção e armazenamento de etanol e a expansão e renovação do canavial, informa o banco, em comunicado.

A usina, que entrou em operação na safra 2009/10 em Frutal, no Triângulo Mineiro, terá a potência instalada ampliada de 55 para 105 megawatts, graças à substituição de uma turbina de 25 MW por uma de maior rendimento, com 35 MW de potência, à instalação de um novo turbogerador de condensação, de 40 MW, e a investimentos em equipamentos periféricos na subestação para tornar viável o aumento do volume exportado de energia elétrica. Após a conclusão, a usina exportará cerca de 250 mil megawatts-hora por safra.

Conforme o BNDES, a capacidade de produção de etanol crescerá de 600 para 1.850 metros cúbicos por dia, com a instalação de um equipamento capaz de destilar 800 mil litros (800 m3) por dia, de uma coluna de recuperação de álcool com capacidade de 1.000 m3/dia e de um sistema de aquecimento indireto. Os investimentos darão à Usina Cerradão flexibilidade para destinar até 100% da cana processada à produção de etanol.

O projeto também prevê a instalação de um novo tanque, com capacidade para armazenar mais 20 mil metros cúbicos de etanol, elevando a capacidade de estocagem da unidade industrial de 40 para 60 mil m3.

O banco informa, ainda, que para tornar viável o aumento de moagem de cana, que atingiu 3,1 milhões de toneladas na safra 2017/18, para uma capacidade instalada de 3,5 milhões de toneladas, a Agrícola Cerradão investirá na renovação e expansão da área de plantio. O projeto prevê o plantio de até 2.182 hectares de variedades protegidas e/ou clones potenciais em regiões do Estado de Minas Gerais próximas à unidade industrial.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19