Financiamento

BNDES aprova financiamento para modernização de fornos da Companhia Brasileira de Alumínio

Redação TN Petróleo/Assessoria BNDES
27/12/2022 10:18
BNDES aprova financiamento para modernização de fornos da Companhia Brasileira de Alumínio Imagem: Divulgação Visualizações: 2380

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o apoio financeiro de R$ 565 milhões para que a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). O objetivo é modernizar seus fornos de eletrólise em sua fábrica no município de Alumínio (SP), um dos projetos anunciados pela empresa em seu IPO.

A expectativa é que, com a implantação do sistema de alimentação automática destes fornos, haja redução de emissões atmosféricas e de gases do efeito estufa na etapa do processo produtivo que transforma o óxido de alumínio em alumínio líquido. A tecnologia também promoverá redução no consumo de água e ganhos em eficiência e segurança para a operação. Em relação à energia, a iniciativa deve propiciar diminuição equivalente ao consumo energético de 30 mil residências.

Os investimentos totais da CBA neste projeto fazem parte da sua agenda ESG 2030. O compromisso da companhia é garantir a oferta de alumínio de baixo carbono e de soluções sustentáveis ao mercado, influenciando positivamente toda a cadeia de valor do alumínio. Para isso, um dos objetivos da empresa, até 2030, é reduzir em 40% as emissões de gases de efeito estufa em sua produção (desde a mineração até os produtos fundidos, tendo com ano base 2019).

“A modernização dos fornos está entre as principais iniciativas da CBA para alcançar o objetivo de redução de emissões proposto. Assim, a captação viabilizará o avanço e a aceleração deste processo”, comenta Luciano Alves, CFO e Diretor de Relações com Investidores da CBA.

“Essa operação é um exemplo do apoio do BNDES à reindustrialização climática brasileira. Estamos focados em financiar projetos que adotem tecnologias inovadoras voltadas ao aumento da eficiência produtiva, bem como à redução do uso de recursos naturais e da emissão de gases de efeito estufa”, explica Bruno Aranha, diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES. “A indústria brasileira já é menos intensiva em carbono que seus pares globais e pode avançar ainda mais, alcançando maior competitividade internacional em um mundo que traz cada vez mais o carbono para a conta”, avalia o executivo.

O financiamento do BNDES, que ocorre por meio do Finem Fundo Clima e do Finem Meio Ambiente, será utilizado principalmente para a aquisição de máquinas e equipamentos, montagem eletromecânica e materiais de instalação.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23