Meio ambiente

Biosev reduz emissões de gases de efeito estufa

Redação TN Petróleo/Assessoria Datagro
05/01/2021 18:21
Visualizações: 1454

A Biosev divulgou os índices de seu mais recente inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). Na safra 19/20, a companhia reduziu em 2,5% as emissões totais (escopos 1, 2 e 3)¹ de GEE por tonelada processada de cana-de-açúcar, graças à diminuição do consumo de diesel em virtude de maior eficiência operacional, à redução da compra de insumos atrelada a melhorias logísticas, e ao uso do modal ferroviário para o transporte dos produtos.

Do total, 86,6% das emissões foram de origem biogênica, ou seja, provenientes de fontes renováveis, a exemplo da fermentação do caldo da cana-de-açúcar nas dornas produtivas de etanol e da queima do bagaço nas caldeiras para cogeração de energia. Estão associadas a uma dinâmica de neutralidade (porque o CO2 é retirado da atmosfera durante o ciclo de vida do canavial, e depois devolvido via queima ou fermentação) e possuem menor impacto para as mudanças climáticas em comparação com as emissões de origem não biogênica, como as decorrentes da queima de combustíveis fósseis. Em relação às emissões de origem não biogênica, a redução foi ainda maior, diminuindo em 3,7% o índice de toneladas CO2e/tc².

Institucional

"Para trabalharmos de maneira mais sustentável, precisamos estudar e entender a fundo o contexto global das mudanças climáticas. Nesse trabalho, o primeiro passo é medição e gestão de emissões de GEE. Trabalhando no gerenciamento e controle das emissões é possível aumentar a ecoeficiência das operações e reduzir impactos socioambientais, ao mesmo tempo potencializando ganhos financeiros. A produção do inventário permite à companhia entender seus processos, melhorar a eficiência energética, otimizar a logística, ampliar a reciclagem e reduzir os desperdícios, estando todos esses fatores alinhados às Diretrizes de Sustentabilidade traçadas para o longo prazo", afirma Juan José Blanchard, presidente da Biosev.

A Biosev faz o inventário de emissões de GEE desde o ano safra 2011/2012, medindo as emissões e fazendo a gestão estratégica dos dados para a redução de GEE. O inventário é elaborado com apoio de uma empresa especializada no tema e segue a metodologia do GHG Protocol e a Norma ABNT NBR ISSO 14064-1. Com oito unidades agroindustriais distribuídas em três estados brasileiros - São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul -, a Biosev é responsável pela geração de mais de 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.