Tecnologia

Bioinsumos: Brasil lidera, mas ainda tem grande potencial a explorar

Tecnologias sustentáveis aumentam a produção, combatem pragas, doenças, promovem ganhos ao produtor e reduzem impactos negativos ao meio ambiente


23/07/2022 03:23
Bioinsumos: Brasil lidera, mas ainda tem grande potencial a explorar Visualizações: 1522 (0) (0) (0) (0)

Um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade contemporânea é produzir alimentos para todos de forma segura e sustentável. Trata-se de um movimento de grande importância, uma vez que a cadeia produtiva deve utilizar tecnologias que reduzam o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, aumentem as escalas de produção. Cada vez mais o setor agrícola busca formas de desenvolvimento e processos que se distanciem de recursos não-renováveis e fatores que tenham impactos negativos no clima, meio ambiente e bem-estar geral das pessoas. É dessa necessidade que emerge a bioeconomia, modelo de produção baseado no uso de recursos biológicos.

São denominados insumos agrícolas todos os elementos necessários para a produção de produtos ou serviços dentro do escopo do agronegócio, podendo se tratar de defensivos, fertilizantes, equipamentos e quaisquer outros tipos de materiais que integram os processos da cadeia de produção. Os bioinsumos, ou insumos biológicos, englobam uma série de produtos feitos a partir de microrganismos, extratos vegetais e agentes biológicos que podem ser utilizados em diversas fases da produção. Essa tecnologia surge da procura por soluções sustentáveis para promover o crescimento de plantas, elevar a produtividade e atuar no controle de pragas e doenças nas lavouras.

Fonte: Redação TN com assessoria

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) mostram que o uso de bioinsumos no controle biológico de pragas e na fixação de nutrientes nas plantas representa uma economia de US$ 13 bilhões por ano ao setor agrícola. O Brasil, enquanto país com uma das maiores diversidades biológicas do planeta, já é líder mundial em bioinsumos, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mas ainda apresenta grande potencial para expandir o uso dessas tecnologias sustentáveis.

 

De acordo com a CropLife Brasil, a associação de biológicos com inseticidas tem a capacidade de aumentar a eficácia do controle de pragas de 50% para mais de 90%. Estudos realizados em lavouras que utilizaram produtos biológicos associados a defensivos químicos indicaram um acréscimo na produção de 775kg/ha em lavouras de milho e 400kg/ha em lavouras de soja.

 

O investimento em bioinsumos se torna ainda mais atraente quando falamos em emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) e aquecimento global, tema que ganhou destaque após a COP26, quando diversos países assumiram o compromisso de reduzir as emissões de GEE em 50% até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2050. Estudo realizado em 2020 pela Agrofit, banco de informações sobre produtos registrados para uso no Ministério da Agricultura, o uso de biotecnologias pode significar uma redução de 60% a 90% nas emissões de gases de efeito estufa por hectare/ano.

 

Os dados mostram que os insumos biológicos têm grande importância para um mundo mais sustentável, pois oferecem a possibilidade de equilíbrio dos ecossistemas em que a agricultura está inserida, aliado ao crescimento sustentável da produção, o que representa ganho financeiro ao produtor. Por isso, é importante reforçarmos que é fundamental um esforço conjunto das entidades do setor, aliadas aos produtores, empresas e poder público para promovermos uma agricultura sustentável, que alie qualidade de produção a sustentabilidade, a fim de promover segurança alimentar às pessoas de todo o mundo sem impactar negativamente no meio ambiente.

 

Sobre a Rizobacter  

A Rizobacter está presente no Brasil desde 1998 com forte atuação no mercado de microbiologia agrícola e tecnologia de aplicação. A empresa integra o grupo Bioceres Crop Solutions - provedor global de soluções para a agricultura, listado na NASDAQ. Utilizando tecnologia de ponta e atuando em mais de 40 países, a Rizobacter conta com as linhas de Inoculantes, Adjuvantes e Óleos Premium, Controle Biológico, Fertilizantes Especiais e Tratamento de Semente. A companhia, líder em microbiologia agrícola, atende produtores em todo o Brasil, promovendo um sistema de produção cada vez mais eficiente e sustentável, liderando programas de pesquisa e desenvolvimento em biológicos para criar produtos que respondam às necessidades atuais e futuras da produção agrícola.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Acordo de Paris
Acordo de Paris: Brasil precisa reduzir emissões de gase...
09/04/25
Biocombustíveis
MME participa de semana de reuniões técnicas sobre combu...
09/04/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços iniciam nova safra em recuperação
09/04/25
Meio ambiente
"Mercado de carbono precisa ser mais transparente e aces...
09/04/25
Fake News
Na luta contra fake news, profissionais de saúde combate...
07/04/25
Educação Ambiental
Sustentabilidade social e ambiental são fundamentais nos...
07/04/25
Transição Energética
Setor de petróleo e gás reforça seu compromisso com a tr...
04/04/25
Evento
Cana Summit 2025 busca avanços e políticas eficazes em n...
04/04/25
Evento
Cana Summit: tarifaço dos EUA, PL da Reciprocidade e seg...
03/04/25
Mercado de Carbono
RenovaBio reúne elementos próprios do mercado regulado d...
03/04/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
IBEM25
Energia como vetor de desenvolvimento social, tecnológic...
31/03/25
IBEM25
Em congresso internacional de energia, Petrobahia debate...
30/03/25
IBEM25
Estudantes de Engenharia adaptam veículo para a geração ...
28/03/25
IBEM25
Protagonismo da Bahia em geração de energia renovável é ...
26/03/25
IBEM25
Plenária de energias integradas discute vertentes ligada...
26/03/25
IBEM25
iBEM Internacional começa destacando potencial do setor,...
25/03/25
Etanol
Hidratado cai 2,38% na terceira semana consecutiva de de...
24/03/25
IBEM25
Encontro internacional de energia começa nesta terça-fe...
21/03/25
Energia solar
Geração solar fotovoltaica atinge a marca de 37.869 MW n...
19/03/25
Inclusão social
Emirates se prepara para se tornar a primeira companhia ...
19/03/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22