Energia Eólica

BID financiará parques da Impsa

Valor Econômico
17/11/2011 13:04
Visualizações: 857
A multinacional de origem argentina Impsa vai receber US$ 150 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a construção de quatro parques eólicos na América Latina, sendo três deles no Brasil. Os projetos agregarão 481 megawatts (MW) de capacidade instalada ao país.
 

O financiamento faz parte do objetivo do BID de aumentar o apoio para projetos de energia renovável no continente. Nos próximos anos, a meta é chegar a US$ 3 bilhões de empréstimos para o segmento. Além disso, o banco pretende fazer com que 25% dos recursos sejam direcionados ao segmento até 2015. Hoje, esse número é de 5%.
 
 
Esse é o primeiro projeto privado de energia eólica financiado pelo BID no Brasil. Para John Graham, diretor de equipe do projeto no banco, há pouca demanda por financiamentos no país devido à força de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "Esperamos que nossos empréstimos no país cresçam nos próximos anos, devido ao aumento da demanda por projetos de energia", diz. Segundo ele, o banco tem mantido conversas no momento sobre financiamentos com empresas brasileiras do setor.
 
 
O empréstimo para a Impsa atenderá dois projetos no Estado do Ceará, com 211 MW e 150 MW, e um no Rio Grande do Norte, de 120 MW. Os parques estão entre os vencedores dos últimos leilões do governo federal para geração de energia.
 
 
O financiamento para os projetos brasileiros será recebido pela Wind Power Energia, empresa controlada da Impsa (55% das ações) e com participação do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FI-FGTS (45% das ações).
 

O empréstimo do BID também atenderá a um projeto no Uruguai, com capacidade de 65 MW. O parque, chamado El Libertador, representará 13% da meta do país de ter 500 MW de capacidade instalada de geração de energia eólica durante os próximos cinco anos.
 

Para Julio Dreizzen, diretor financeiro da Impsa, embora o montante do BID financie apenas 10% do custo total dos quatro projetos, a operação traz a vantagem de servir como uma espécie de atestado de qualidade para negociar novas captações. "Os projetos financiados pelo BID cumprem uma série de requisitos, e isso dá confiança a novos investidores", diz.
 

O BID também fornecerá à Impsa assistência técnica para realizar auditoria de eficiência energética em sua fábrica de turbinas hidráulicas e eólicas. O estudo tem como objetivo a redução de custos de energia e de emissões de gases causadores do efeito estufa.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC Brasil 2025
Exploração de O&G é chave para o desenvolvimento social ...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Especialistas alertam que instabilidade regulatória amea...
28/10/25
Pré-Sal
Petrobras informa sobre recorde de produção do FPSO Almi...
28/10/25
OTC Brasil 2025
Petrobras participa da OTC Brasil 2025, no Rio de Janeiro
27/10/25
OTC Brasil 2025
Infotec Brasil chega à OTC Brasil 2025 com foco em gente...
27/10/25
OTC Brasil 2025
Evento reúne lideranças globais da indústria offshore e ...
27/10/25
Brandend Content
OTC Brasil 2025: o ponto de encontro global da indústria...
27/10/25
Brandend Content
Intercabos® celebra 25 anos de excelência e inovação no ...
27/10/25
Etanol
Anidro sobe 1,07%, e hidratado avança 0,59%
27/10/25
OTC Brasil 2025
WPower Meeting celebra mais uma edição repleta de charme...
27/10/25
OTC Brasil 2025
Evento exclusivo reúne grandes empresas, startups e líde...
24/10/25
OTC Brasil 2025
PRIO compartilha estratégias de negócio para campos madu...
24/10/25
OTC Brasil 2025
BRAVA Energia marca presença na OTC Brasil 2025, com des...
24/10/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 abre com foco em transição energética, i...
24/10/25
Pessoas
Luiz Carvalho é o novo CFO da Brava Energia
24/10/25
Oferta Permanente
Petrobras informa sobre resultado de leilão da ANP
24/10/25
Firjan
No horizonte 2035+, potencial energético do estado do Ri...
23/10/25
Pré-Sal
PPSA irá leiloar, em dezembro, primeira produção de petr...
23/10/25
OTC Brasil 2025
SLB Brasil marca presença na OTC 2025 com foco em inovaç...
23/10/25
Recursos Humanos
ANP publica novas informações sobre seu Programa de Form...
23/10/25
Leilão
Petrobras vence leilão e arrenda terminal RDJ07 no Porto...
23/10/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23