Redação TN Petróleo/Assessoria
A Bevap Bioenergia, uma das usinas brasileiras mais avançadas tecnologicamente na produção de etanol, açúcar e cogeração de energia elétrica, líder em produtividade e irrigação no setor sucroalcooleiro, elegeu saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores como o principal de sete temas prioritários na sua jornada de ESG (sigla em inglês traduzida como ambiental, social e governança).
Os demais temas são: gestão hídrica, ética, integridade e transparência, desenvolvimento de pessoas, diversidade, inclusão e respeito aos direitos humanos, gestão de resíduos, conservação e proteção da biodiversidade e estratégias climáticas. A priorização destes temas se deu por meio de entrevistas e consultas online entre os stakeholders da Bevap, que dessa forma investe numa gestão participativa com os públicos mais relevante para seu negócio.
Partindo do conceito de materialidade, foram identificadas as percepções de diversos stakeholders, incluindo diretores, colaboradores, acionistas, clientes, fornecedores, parceiros arrendatários, credores, representantes da comunidade, governo e ONGs. Dos sete temas prioritários derivarão planos de ação de curto, médio e longo prazo, buscando sustentabilidade como negócio e investindo em infraestrutura para a produção limpa de biocombustível e bioenergia.
A Bevap está trabalhando na estruturação da agenda ESG, que visa elevar o seu nível de maturidade no assunto, além de trazer de maneira clara as metas e compromissos que estão sendo estabelecidas em seu processo. Como parte deste processo, foi realizado um diagnóstico para avaliar o nível atual de maturidade em práticas de sustentabilidade, sociais e de governança na para traçar um planejamento estratégico no sentido de avançar nestas áreas.
De acordo com o diagnostico realizado por uma empresa externa, a Bevap foi classificada com um grau de maturidade denominado "eficiente", o que demonstra que a organização está evoluindo e tem apenas mais dois degraus pela frente para se tornar protagonista.
Para o CEO Newton Santana (foto), olhar para o negócio e buscar o aperfeiçoamento da gestão a partir dos índices ESG, é um passo importante na construção da empresa que se quer e de uma sociedade melhor para todos. "Por isso, segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores" é nossa prioridade número um neste momento", justifica o CEO.
Fale Conosco
21