Redação TN Petróleo/Assessoria MME
Nesta terça-feira (15/12), o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, participou de uma reunião de trabalho, em formato de videoconferência, com o Ministro de Negócios, Energia e Crescimento Limpo do Reino Unido, Kwasi Kwarteng. O encontro serviu para passar em revista temas da agenda bilateral no setor de energia, com ênfase em energias renováveis, tais como biocombustíveis, hidrogênio e energia eólica offshore, bem como trocar impressões sobre a COP-26 da Conferência do Clima, que terá lugar em Glasgow em 2021.
Na ocasião, os ministros assinaram Memorando de Entendimento, que prevê a cooperação bilateral em energias renováveis e transição energética, em áreas tais como: a) desenvolvimento e incentivo de tecnologias e soluções de geração e uso de energia limpa; b) fortalecimento de estruturas regulatórias em prol de mercados mais eficientes e competitivos, em termos energéticos e ambientais; c) descarbonização do setor de petróleo e gás, por meio de políticas públicas que incentivem a contabilidade das emissões no ciclo de vida e tecnologias de captura e armazenamento de carbono; e d) promoção de oportunidades de investimentos em energias renováveis e de baixo carbono.
O Brasil e o Reino Unido já desenvolvem importante agenda de cooperação técnica e regulatória no setor de energia, ao abrigo do Programa Brasil do Fundo de Prosperidade do Reino Unido, que tem permitido o intercâmbio de experiência e melhores práticas em energias limpas. Ao abrigo dessa cooperação, a Empresa de Pesquisas Energéticas lançou, em 2020, um Roadmap da energia eólica offshore no Brasil.
O Ministro Bento Albuquerque enalteceu a tradicional relação entre os dois países no setor de energia e ressaltou as oportunidades que se abrem para a cooperação e os negócios em energias renováveis, no contexto da transição energética para um futuro de baixo carbono, processo no qual Brasil e Reino Unido são referências internacionais.
Já o Ministro Kwasi Kwarteng afirmou estar feliz por ter assinado um memorando de entendimento com o Ministério de Minas e Energia do Brasil para expandir e aprofundar a cooperação em energia renovável. Disse ainda que energia limpa é fundamental para lidar com as mudanças climáticas e se mostrou satisfeito pelos dois países estarem fortalecendo a parceria nesse assunto indispensável.
Fale Conosco
20