Mundialmente conhecido pela excelência na operação portuária e, principalmente, pelo ensino em níveis técnico e gerencial, o Porto da Antuérpia, na Bélgica, busca parcerias para investimentos em terminais portuários em Santos e em outros escoadouros brasileiros.
Os belgas desembarcaram em terras latinas com recursos suficientes para grandes negócios. O objetivo da visita é estabelecer contatos e obter informações a respeito de possíveis investimentos no setor, além de firmar parcerias para a venda de seu principal produto ¬ o know-how. Os negócios seriam fechados após a realização de estudos específicos que determinariam a viabilidade de um ou mais projetos.
O instrumento utilizado pelos europeus, para acesso a estes novos mercados fora do Velho Continente, foi a criação da empresa subsidiária Port of Antwerp International (PAI), por meio da qual deverão ser realizados os investimentos. Os treinamentos, por sua vez, seriam ministrados pela Antwerp/ Flanders Port Training Center (Apec) ¬ uma espécie de universidade portuária mantida pelo porto europeu.
A empresa não planeja começar um terminal portuário do zero. Não faz parte de seus planos manter uma filial brasileira do porto belga. O objetivo inicial, segundo os executivos, é formar sociedades com instalações que já estão em operação, a exemplo do que fez, recentemente, o grupo árabe Dubai World com o terminal da Embraport, na Margem Esquerda do Porto de Santos.
Para viabilizar este plano, os europeus iniciaram visitas a representantes das principais autoridades e operadoras portuárias do Brasil. O primeiro porto visitado foi o complexo santista. Na última terça-feira, o analista de negócios do Porto da Antuérpia, Filip Herremans, e a representante do complexo no Brasil, Madeleine Onclinx, se reuniram com o diretor de Planejamento e de Controle da Codesp, Renato Ferreira Barco, e com o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos, Sérgio Aquino.
No mesmo dia, também estiveram no Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Santos, administrado pela Santos Brasil. Até amanhã, os belgas deverão passar ainda por Paranaguá (PR), Rio de Janeiro e Vitória (ES), entre outros portos, sempre prospectando boas oportunidades. Herremans explicou que as atenções, nesta visita ao Brasil, estão voltadas principalmente ao Porto de Santos, que "é o maior do País e tem importância internacional".
Segundo ele, a comitiva tem como objetivo também oferecer os serviços de otimização das operações, através de investimentos em equipamentos, treinamentos de trabalhadores e análise de processos de gestão.
Especificamente em relação aos treinamentos, o porto belga oferece uma grande gama de cursos de qualificação, que poderiam ser ministrados no Brasil.
"Não descartamos trazer nossos professores, dependendo da demanda". Herremans afirmou que ainda é cedo para apontar possíveis boas oportunidades observadas nessa visita a Santos. Mas, especificamente em relação a sociedades em terminais, ele explicou que há alguns critérios a serem estabelecidos. Entre eles, o de que deve ser um terminal marítimo, com nível de risco aceitável para o negócio e, principalmente,que pratique a boa gestão.
"Temos um nome a zelar, uma marca que não podemos manchar", explicou. Ele informou que não importa se é um terminal de contêineres ou granéis, porque a Antuérpia "tem expertise em todos os tipos de carga". Outro ponto destacado pelo executivo é que, nos negócios de que participar, a empresa quer ter poder de voto nas tomadas de decisões. "Se vamos colocar dinheiro na mesa, queremos ter voz".