Leilão da ANP

Barra Energia pesa capacidade de investimento para decidir participação em leilão do pré-sal

Reuters, 26/07/2017
26/07/2017 14:20
Visualizações: 298

A petroleira Barra Energia estuda participar do leilão da área adjacente à promissora descoberta de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos, neste ano, mas ainda avalia se terá recursos para fazer frente ao investimento e se a oferta faria sentido do ponto de vista estratégico, disse o CEO da companhia, Renato Bertani.

A parcela da jazida de Carcará que está fora dos limites do contrato será leiloada em rodada do pré-sal em outubro deste ano, por um bônus fixo de 3 bilhões de reais.

Estima-se que a fatia que vai a leilão contenha uma reserva de 2 bilhões de barris de petróleo "in situ", o que indica uma reserva gigante, na avaliação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

"Estamos analisando todas as oportunidades que surgem, inclusive essa. Mas temos que pesar dois lados, primeiro alinhamento estratégico e segundo gestão da nossa capacidade de investimentos", disse Bertani, durante um evento no Rio.

"Não vamos nos comprometer com algo que gere dificuldade de caixa no futuro."

O executivo explicou que ainda não há conversas para a formação de consórcios para o leilão.

"Ainda estamos muito na avaliação do ativo e da parte econômica, porque é um outro modelo de contrato, o que demanda uma análise mais complexa", ressaltou.

A Barra Energia, controlada pelos fundos de private equity First Reserve e Riverstone Holdings, detém 10 por cento do bloco BM-S-8, onde está a descoberta original de Carcará.

Bertani afirmou que não recebeu uma oferta da norueguesa Statoil por sua participação no BM-S-8.

Neste mês, a Statoil anunciou a compra de 10 por cento do ativo da Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) por 379 milhões de dólares. Também já havia comprado 66 por cento e o controle do bloco da Petrobras, por 2,5 bilhões de dólares, além de manifestar seu interesse no leilão da parte adjacente.

O ativo traz grandes expectativas para o mercado. Em anúncios anteriores, a Petrobras revelou que testes mostraram alta produtividade, equivalentes aos melhores poços produtores do pré-sal.

O executivo falou com jornalistas durante audiência pública realizada pela ANP para receber contribuições sobre os pré-editais e minutas de contrato da 2ª e 3ª Rodadas de Partilha da Produção.

Atratividade dos leilões

Bertani afirmou que defende que o sócio que adquirir a área adjacente de Carcará tenha como exigência fazer pelo menos dois poços em dois anos na nova área, enquanto o contrato atual prevê apenas um poço em três anos.

"Achamos que é muito pouco em relação a dimensão da descoberta e é absolutamente viável acelerar esse programa", afirmou.

Também presente na audiência pública, o secretário executivo do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP), Antonio Guimarães, afirmou que os documentos apresentados pela ANP mostram "que o governo se movimentou para tornar o contrato mais atrativo".

Entretanto, destacou que há pontos que o IBP pede que haja mudança. Dentre eles, explicou que a dinâmica do dia do leilão não estimula maior concorrência.

Nas regras propostas pela ANP, os ofertantes farão todas as ofertas pelas áreas de uma só vez e a ANP irá apontar os vencedores.

"(Dessa forma) você perde a capacidade de criar competitividade, porque se há uma empresa que tem uma limitação de quantos blocos pode comprar e tiver que fazer todas as ofertas de uma só vez...Quando (ela) faz sequencialmente e...perde, já sabe que tem recursos para ir para uma segunda", disse Guimarães.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19