Óleo e Gás

Banco do Nordeste deve financiar fornecedores da Petrobras

De olho no setor de petróleo, banco regional estatal deverá participar do programa de antecipação de recebíveis, estruturado pela Petrobras e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). Operações da instituição também devem contemplar pesquisas sísmicas, investimentos em c


10/12/2004 00:00
Visualizações: 530

O Banco do Nordeste (BNB) deverá financiar prestadores de serviços e fornecedores de equipamentos da Petrobras, a partir do programa de antecipação de recebíveis estruturado pela petroleira no início deste ano. A estratégia representa apenas um dos primeiros passos da instituição financeira estatal para entrar no setor de óleo e gás na região Nordeste, definido como uma das prioridades por sua diretoria. Para isso, o banco dispõe de instrumentos como o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), estruturado a partir do repasse de 1,8% do total da arrecadação tributária federal. Ao todo, o fundo dispõe atualmente de R$ 17 bilhões.
Previsto pela Constituição de 1988, o FNE começou a ser implantado no ano seguinte, com repasses para projetos nos estados do Nordeste, além do Espírito Santo e municípios da região Norte de Minas Gerais - áreas englobadas pela antiga Sudene. O fundo tem por objetivo financiar empreendimentos nos segmentos de construção civil, máquinas e equipamentos, infra-estrutura e capital de giro. Pelas regras, o FNE banca até 90% dos projetos de micro e pequenas empresas, enquanto os empreendimentos de médio e grande portes recebem, respectivamente, cobertura de até 80% e 70% do total.
Incluindo-se todos os produtos financeiros do BNB, as taxas praticadas variam de 4% a 14% do valor do financiamento. O superintendente de Promoção de Negócios do banco, Francisco Rabelo, afirmou que os créditos são concedidos em um prazo máximo de 60 dias, podendo o tomador, ainda, ser contemplado com uma taxa de adimplência, que funciona como um redutor dos juros cobradas. À medida que os compromissos forem honrados em dia, justificou, o tomador do financiamento pode ter uma redução de, no mínimo, 15% dos compromissos devidos.
Rabelo participou nesta quinta-feira (09/12), juntamente com o gerente geral do escritório do Rio de Janeiro, Humberto Leite, de um seminário para divulgar os projetos do BNB. Na ocasião, também confirmou interesse em atuar como agente repassador do Fundo de Marinha Mercante (FMM) para projetos como o do estaleiro previsto para ser construído em Recife pela Camargo Correa, Andrade Gutierrez e Odebrecht. Também admitiu a possibilidade de financiar pequenas e médias empresas nacionais que se proponham a investir em pesquisas sísmicas e geofísicas na região.
A proposta, que já vem sendo discutida internamente, foi sugerida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), cujos representantes também participaram do evento. Esses mesmos representantes pretendem, ainda, que o banco financie operações de companhias independentes nos campos maduros dos estados nordestinos. Embora a Petrobras não tenha formalizado a abertura dessas áreas para investimentos privados, a ANP pretende incluir nas próximas rodadas de licitações alguns campos maduros que fazem parte de seu portfólio.
Assim como no caso das pesquisas geofísicas, Rabelo admitiu, durante o discurso, a hipótese de financiar projetos de campos maduros.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23