Investimentos

Banco americano quer financiar setor de petróleo

Jornal do Commercio - PE
29/10/2009 12:02
Visualizações: 279
O Complexo Industrial e Portuário de Suape poderá ser beneficiado pelo acordo de cooperação que está prestes a ser assinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Ex-Im Bank, dos Estados Unidos. A instituição norte-americana já disponibilizou uma linha de crédito de US$ 2 bilhões para a Petrobras e está interessado em financiar a indústria brasileira de petróleo, gás, naval e offshore.


“O Porto de Suape pode ser um grande beneficiado nesse processo, uma vez que está postulando o título de maior polo provedor de bens e serviços nessas áreas. O BNDES poderia financiar a parte de construção civil e dos equipamento nacionais e o Ex-Im Bank os bens de capital importados dos Estados Unidos, que tem grande expertise na área de petróleo”, defendeu o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que fez palestra ontem no Pernambuco Business. Coutinho participou do mesmo painel em que palestrou a diretora do Ex-Im Bank, Diane Farrell. A executiva apresentou as linhas de crédito que estão disponíveis na instituição, inclusive para as empresas brasileiras.


NORDESTE


Durante sua palestra, Coutinho também fez questão de frisar o crescimento dos desembolsos do BNDES para o Nordeste. “De janeiro a setembro, a região representa 17% dos repasses. Isso significa que superamos a meta proposta pelo presidente Lula de ter liberações equivalentes a importância do PIB da região na economia do País, que é de 13%”, comemorou.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.