Gás Natural

Bahiagás e TAG firmam contratos de transporte de gás natural

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/05/2022 06:22
Bahiagás e TAG firmam contratos de transporte de gás natural Imagem: Divulgação Visualizações: 1773

Em mais um movimento pioneiro no mercado de gás natural, a Bahiagás acaba de firmar contratos de transporte de gás natural com a Transportadora Associada de Gás – TAG. Os compromissos assumidos pelas duas empresas são os primeiros a serem realizados entre uma distribuidora e uma transportadora de gás natural no país, e visam tornar mais flexível o suprimento do energético para a distribuidora, por parte do seu novo portfólio de supridores, gerando maior competitividade e modicidade tarifária.

Segundo o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, estes primeiros contratos firmados com a TAG representam um passo muito importante para o mercado de gás natural na Bahia e no Brasil, e revelam, mais uma vez, o protagonismo assumido pela Bahiagás neste processo de abertura, modernização e maturidade do setor.

“A possibilidade de gerir a capacidade de transporte na malha de dutos da TAG traz ainda mais eficácia para o usufruto do portfólio inovador montado pela Companhia para o atendimento ao mercado baiano, permitindo a otimização dos nove novos contratos de suprimento, firmados com os oito produtores que fornecem o energético para a Bahiagás”, destacou o diretor-presidente.

“O acordo firmado com a Bahiagás está alinhado à melhor utilização do modelo de contratação de transporte de gás natural por entrada e saída, garantindo a otimização do portfólio da distribuidora e maior liquidez para a contratação da molécula do gás em favor de seus clientes”, afirma Ovidio Quintana (foto), Diretor Comercial & Regulatório da TAG.

Pionerismo – O movimento adotado pela Bahiagás vem na esteira de outros passos arrojados da Companhia, que, já há algum tempo vem buscando diversificar a sua cadeia de supridores e fomentar a entrada de novos players no mercado. O passo inicial foi dado no ano de 2006, quando a Bahiagás assinou o primeiro contrato de aquisição com um produtor independente (Consórcio ERG Morro do Barro). Outros contratos foram firmados em seguida: com a Imetame Energia (autoprodutor na Bacia do Recôncavo) e com a Alvopetro, empresa responsável pela implantação da primeira UPGN privada no país.

Estes movimentos pavimentaram o caminho para mais uma aposta inovadora da Companhia: o lançamento, em 2017, da primeira Chamada Pública para aquisição de gás natural no Brasil. Medida que se tornou referência para o mercado local e internacional. Em 2018, a Bahiagás esteve à frente da mobilização que resultou na primeira Chamada Pública Coordenada, realizada em conjunto com outras distribuidoras do Nordeste. Em 2020, a Bahiagás realizou sua 3ª Chamada. A Chamada mais recente, realizada em 2021, formou o atual portfólio de supridores da Companhia.

Gavazza chamou a atenção para a posição ocupada pela Bahia, que foi o primeiro estado a regulamentar o Serviço de Movimentação de Gás Canalizado (SMGC) e a sua forma de tarifação. “A Bahiagás saiu na frente e iniciou, imediatamente, o fornecimento para o seu primeiro ‘cliente livre’, a Proquigel Química S/A, para atendimento à Unigel Agro Bahia (antiga Fafen)”. A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, situada no Polo Industrial de Camaçari, estava hibernada há cerca de dois anos e foi reativada após esforços de articulação do Governo do Estado.

O diretor-presidente também destacou os pilares que sustentam a posição de vanguarda da Companhia. “Temos baseado a nossa atuação neste campo com foco na diversificação dos nossos supridores, no apoio ao fortalecimento de novos players e no aumento da competitividade do preço de aquisição da molécula do gás natural”, concluiu Gavazza.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
23/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.