Gás natural

Bahiagás: Comunicado sobre reajuste do gás natural em 39% pela Petrobras

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/05/2021 11:10
Visualizações: 933

A Bahiagás informa que, a partir do dia 1º de maio, a Petrobras (principal supridora da Companhia) aumentará em 39% o valor do gás natural comercializado às distribuidoras estaduais. Tal medida acarretará o reajuste de 34,48% (média de todos os segmentos) nas tarifas aplicadas aos clientes da Bahiagás, conforme autoriza a Resolução nº 22 da Agerba, publicada no Diário Oficial do Estado em 29 de abril de 2021.

Para o segmento automotivo (gás natural veicular – GNV), o reajuste será de 28,74% no valor do gás comercializado pela Bahiagás aos postos de combustíveis. Vale salientar que o preço do GNV que será praticado para os usuários finais é de total responsabilidade de cada posto, não tendo a Companhia qualquer ingerência sobre a definição deste valor.

Apesar de todos os esforços envidados pela Bahiagás junto à Petrobras pelo adiamento do reajuste, principalmente devido aos efeitos da pandemia de Covid-19 na economia e ao intenso consumo do gás natural no estado, o aumento de 39% foi mantido. A supridora justifica este percentual pela influência das variações do preço do petróleo (Brent) e do dólar, além do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).

Vale ressaltar que o aumento no preço do gás natural por parte da Petrobras não traz benefícios para a Bahiagás, que não tem qualquer ganho decorrente do reajuste.

A Bahiagás reforça, ainda, o seu compromisso em continuar buscando preços de aquisição do gás natural mais competitivos e, desta forma, sempre oferecer as melhores condições comerciais para o mercado baiano.

Nota da Abegás

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) também buscou alternativas junto ao Ministério de Minas e Energia (MME) a fim de minimizar os impactos do reajuste, porém, conforme divulgou em nota, a tentativa esbarrou na falta de convergência entre a Petrobras e as empresas transportadoras de gás.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
iBEM26
Entrevista exclusiva: Rosatom mira o Brasil e reforça pr...
07/04/26
Resultado
Porto do Açu garante R$ 237 milhões em royalties retroat...
07/04/26
Pessoas
Angélica Laureano é a nova Diretora Executiva de Logísti...
07/04/26
Biometano
ANP credencia primeiro Agente Certificador de Origem (AC...
07/04/26
ANP
Conteúdo local: ANP ultrapassa marco de 30 TACS
07/04/26
Cana Summit
Juros elevados e crédito mais restrito colocam fluxo de ...
07/04/26
PPSA
União recebe R$ 917,32 milhões por redeterminação de Tupi
07/04/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preço médio da safra 25/26 supera o da tem...
07/04/26
Estudo
Brasil amplia dependência de térmicas, mas falta de esto...
06/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP publica novo edital
06/04/26
Tributação
Infis Consultoria promove 4º Seminário Tributação em Óle...
06/04/26
Hidrogênio Verde
Estudo no RCGI mapeia regiões com maior potencial para p...
06/04/26
BRANDED CONTENT
Intercabos® lança novo site e concretiza presença no mer...
03/04/26
Diesel
Subvenção ao diesel: ANP inicia consulta pública de cinc...
02/04/26
GLP
Supergasbras realiza a primeira importação de BioGL do B...
02/04/26
Cana Summit
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributár...
02/04/26
Rio de Janeiro
Para Firjan juros em dois dígitos e rigidez fiscal barra...
02/04/26
Resultado
Com 5,304 milhões de boe/d, produções de petróleo e de g...
02/04/26
Logística
Vast realiza primeira operação de transbordo de petróleo...
01/04/26
ANP
Audiência pública debate revisão de resolução sobre aqui...
01/04/26
Biocombustíveis
RenovaBio: ANP divulga metas definitivas para as distrib...
31/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23