Minério de Ferro

Bahia Mineração recebe licença ambiental para exploração de mina em Caetité (BA)

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) da Bahia emitiu, na última quinta (4), a licença de implantação da mina da Bahia Mineração (BAMIN) em Caetité, no sudoeste do Estado. A aprovação é um dos momentos mais importantes para o Projeto

Redação
09/11/2010 10:33
Visualizações: 154 (0) (0) (0) (0)
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) da Bahia emitiu, na última quinta (4), a licença de implantação da mina da Bahia Mineração (BAMIN) em Caetité, no sudoeste do Estado. A aprovação é um dos momentos mais importantes para o Projeto Pedra de Ferro, que vai extrair minério de ferro naquela região e escoar o produto pela Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), até Ilhéus, no sul da Bahia, de onde o minério será exportado para o exterior.

 

A notícia da emissão da licença foi comemorada pelo vice-presidente da BAMIN, Clovis Torres, que vê a decisão do IMA como mais um reconhecimento de que a empresa desenvolveu um projeto afinado com a sustentabilidade e a preservação ambiental. “A BAMIN tem como princípio conciliar sua atuação com a busca do desenvolvimento das comunidades onde terá influência e respeitar o meio ambiente, por isso as várias etapas para a implantação do projeto estão sendo vencidas”, afirma Torres.

 

O projeto Pedra de Ferro iniciará sua produção no ano de 2013 e a previsão é de que a BAMIN irá exportar 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O empreendimento torna a Bahia o terceiro estado brasileiro com a maior produção do minério, cujo crescimento da demanda vem acompanhando o avanço da indústria siderúrgica.

 

Obtida a licença da mina, a expectativa agora é de que em breve seja emitida, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) a licença prévia do Terminal Portuário de Uso Privativo da BAMIN em Ilhéus. Com base no posicionamento favorável do Conselho Gestor da APA Lagoa Encantada / Rio Almada, a construção do terminal já recebeu a anuência da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia. 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Compagas, Necta e Sulgás abrem chamada pública conjunta ...
23/06/25
SLB
SLB aposta em crescimento no Nordeste e investe em digit...
23/06/25
Evento
Copa Energia participa do Energy Summit 2025 e destaca c...
23/06/25
Internacional
Conflito no Oriente Médio pode elevar os custos de produ...
23/06/25
COP30
IBP realiza segundo evento Pré-COP30 em Belém
23/06/25
Rio de Janeiro
Innovarpel 2025: especialista fala sobre nova era da cib...
23/06/25
Copastur
Copastur destaca estratégia de expansão no Nordeste e fo...
23/06/25
Rio de Janeiro
Wilson Sons inicia operação com energia 100% renovável n...
23/06/25
Etanol
Anidro sobe 0,39% e hidratado registra alta de 1,15% na ...
23/06/25
Pessoas
Cristian Manzur é o novo diretor de QHSE do Bureau Verit...
23/06/25
Firjan
Indústria Criativa impulsiona economia e já representa R...
20/06/25
IBP
Leilão da 5ª Oferta Permanente tem bônus recorde
20/06/25
Tenaris
Tenaris aposta no onshore nordestino com soluções logíst...
20/06/25
Comemoração
Avanços da Inteligência Artificial no setor de petróleo ...
20/06/25
ETEP
ETEP destaca tradição, certificações internacionais e fo...
20/06/25
PPSA
Com 6,36 milhões de m³ por dia em abril, produção de gás...
20/06/25
Treinamento
OneSubsea e Senai Paraná lançam nova edição de programa ...
20/06/25
RenovaBio
AGU garante aplicação de metas de descarbonização defini...
18/06/25
Sebrae Amapá
Josiel Alcolumbre defende qualificação de mão de obra no...
18/06/25
Logística
Nova pista do Aeroporto de Macaé é inaugurada como case ...
18/06/25
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 5º Ciclo tem recor...
18/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22