Meio ambiente

Aviso de acidente químico pode virar lei

    O governo federal, em parceria com órgãos de defesa do meio ambiente, planeja tornar obrigatório no Brasil que indústrias, postos de combustíveis, portos, terminais marítimos e outros estabelecimentos que lidam com produtos químicos avisem as autoridades públicas em caso d...

Redação
08/05/2006 21:00
Visualizações: 1010
    O governo federal, em parceria com órgãos de defesa do meio ambiente, planeja tornar obrigatório no Brasil que indústrias, postos de combustíveis, portos, terminais marítimos e outros estabelecimentos que lidam com produtos químicos avisem as autoridades públicas em caso de vazamento de substâncias prejudiciais às pessoas e à natureza. 
   O objetivo é agilizar o socorro e monitorar melhor os acidentes com esse tipo de produto. A proposta foi discutida na semana passada, durante a primeira reunião do Comitê Técnico de Indústria, vinculado ao P2R2 (Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos).
    O Brasil está entre os três maiores produtores mundiais de substâncias químicas, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente. Apenas em 2005, a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) detectou 419 vazamentos no Estado de São Paulo, a maioria deles relacionada a líquidos inflamáveis (como gasolina, álcool e óleo diesel). 
   A iniciativa visa estabelecer formas de controlar e agir em tempo hábil nos casos mais graves, envolvendo não só líquidos inflamáveis, mas também materiais corrosivos (ácido sulfúrico e soda cáustica, por exemplo) e gases (como amônia e GLP, utilizado na cozinha). 
   Desde 2000 que a legislação brasilera determina que comandantes de navios e encarregados de plataformas, portos e terminais marítimos notifiquem imediatamente as autoridades públicas os casos de vazamentos de óleo. Mas a lei não abrange outras substâncias químicas ou formas de transporte. 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Thymos Energia avalia Leilão de Transmissão da Aneel
06/07/26
Negócio
Supergasbras assina primeiro contrato de fornecimento de...
06/07/26
Logística
Vast Infraestrutura e Petrobras reforçam parceria e assi...
06/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
06/07/26
Pessoas
Alessandro Cantarino assume o cargo de Vice-Presidente E...
06/07/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana com mercado dividido entre queda...
06/07/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 11 milhões em infraestrutura de gás e...
06/07/26
Transpetro
Transpetro realiza primeiro abastecimento da frota com c...
06/07/26
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.