Porto de Santos

Autorização para Porto de Santos receber navios de 366 metros favorece novas rotas para o Brasil

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/03/2021 17:33
Autorização para Porto de Santos receber navios de 366 metros favorece novas rotas para o Brasil     Imagem: Divulgação Visualizações: 1074 (0) (0) (0) (0)

Mais um porto brasileiro recebe autorização da Capitania dos Portos para atracar navios de 366 metros, com capacidade para cerca de 14 mil TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés). Com a homologação adquirida este mês, o Porto de Santos se une ao seleto grupo apto a realizar a operação dos chamados navios New Panamax, as maiores embarcações previstas para a América do Sul. A iniciativa favorece outros portos brasileiros habilitados a receber esse tipo de embarcação, já que possibilita a atração de novas rotas para o país.

Um dos pioneiros nesta conquista, desde 2018, o Porto de Salvador (BA) conta com tal homologação dispondo ainda de condições especiais, sem restrições de navegabilidade por apresentar características ambientais e infraestrutura exigidas pela Marinha. Para o diretor-presidente da Companhia das Docas da Bahia (Codeba), Carlos Autran Amaral, os novos parâmetros operacionais obtidos pelo Porto de Santos trazem benefícios.

“A homologação do Porto de Santos é o ponto de partida para que a Bahia integre a rota comercial sul-americana dos New Panamax e se consolide como opção ainda mais viável comercialmente para os players do mercado internacional”, explica Amaral.

Demir Lourenço, diretor-presidente do Tecon Salvador, terminal de contêineres operado pela Wilson Sons no porto baiano, também considera a mudança positiva. “A autorização é importante para manter e atrair novas rotas, atendendo importadores e exportadores da Bahia e de outros estados, como Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Pernambuco e Sergipe, que podem operar pelo porto da capital baiana”, destaca.

A notícia foi igualmente bem recebida em Rio Grande (RS). Em outubro, com a homologação do novo calado no porto gaúcho, o terminal de contêineres operado pela Wilson Sons ratificou sua capacidade para atender dois navios de 366 metros simultaneamente. “Com localização estratégica e equipamentos de ponta, o Tecon Rio Grande caminha para ser um terminal concentrador de cargas do Cone Sul. Hoje, já recebe as principais linhas marítimas que conectam a região do Mercosul com os mais importantes portos estrangeiros na Europa, Ásia e América do Norte”, ressalta Paulo Bertinetti, diretor-presidente do terminal.

O recebimento de navios cada vez maiores já é uma realidade. Desde julho de 2020, quando o primeiro navio Post-Panamax, com 330 metros de comprimento (LOA) e 48,34 metros de largura (boca) atracou no porto baiano, o Tecon Salvador passou a ter o serviço regularmente. Já o Tecon Rio Grande recebe embarcações de grandes dimensões desde 2012. No ano passado, passaram pelo terminal navios de até 337 metros de comprimento e 48 metros de largura.

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