Álcool

Auto-suficiência da Petrobras seria permanente

Valor Econômico
19/01/2006 00:00
Visualizações: 644

Em vez de ter como meta a auto-suficiência de petróleo, a Petrobras deveria investir mais pesadamente em outras energias alternativas, sobretudo o álcool, avalia Marcello Guimarães Mello. "Nós temos um combustível alternativo de alta qualidade (álcool), capaz de dar auto-suficiência permanente ao Brasil", afirma. "O álcool nada mais é que um petróleo limpo, que também serve para produzir plástico, borracha, adubo nitrogenado, entre outros produtos", completa o geólogo e produtor rural.

Mello diz que não é contra a refinaria e os grandes projetos petroquímicos. "Mas é preciso enxergar que, alternativamente, existem outros caminhos. Para ele, o petróleo brasileiro duraria mais 100 anos caso a estatal optasse por não utilizar suas reservas imediatamente e adotasse a álcool como combustível prioritário. "Com essa estratégia, seriamos o país do petróleo, da petroquímica e da alcoolquímica".

Além de ser uma energia limpa, renovável, o álcool, na avaliação de Mello, é um grande gerador de empregos na área rural. De acordo com ele, a construção de refinaria de petróleo com capacidade para produzir 100 mil barris por dia consome investimentos da ordem de US$ 2 bilhões, resultando na criação de cerca de sete mil empregos diretos. "Com esse mesmo recurso é possível construir 100 mil microdestilarias no meio rural, o que significa a geração imediata de um milhão de empregos diretos, 500 mil na área agrícola e outros 500 mil em pequenas oficinas de serralheria", compara.

Ainda segundo Mello, o álcool também está largamente à frente dos outros combustíveis alternativos existentes hoje, que aos poucos começam a surgir no mercado. Sobre o biodiesel, feito a partir da mistura de óleos vegetais extraídos da soja, dendê, mamona, entre outras culturas, o geólogo considerou "um pouco exagerado" o investimento de R$ 1 bilhão, anunciado pelo governo Lula, direcionado para projetos ligados ao novo combustível. "Parte desse recurso poderia ser aplicado na construção de microdestilarias, que é um programa pronto, acabado, diferentemente dos projetos relacionados ao biodiesel, em que ainda existem dúvidas fundamentais, como qual é a matéria-prima ideal para a sua produção", diz e indaga: "O que fazer com os subprodutos da fábrica?"

Mello considera desnecessário para o País o investimento em carros elétricos, movidos a hidrogênio, que é produzido a partir da célula combustível. "Fui pesquisar a tecnologia e descobri que o melhor combustível para essa célula é o álcool. Então, por que eu vou pegar o álcool e retirar dele o hidrogênio através de um processo que requer alto investimento, se eu já tenho o álcool que coloco diretamente no carro e ele funciona maravilhosamente?"

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.