Cana de açúcar

Aumento da safra 12/13 será limitado, se ocorrer

Agência Reuters
30/09/2011 12:22
Visualizações: 864
A produção de cana no centro-sul do Brasil não deve variar muito na próxima safra em relação à que está sendo colhida agora, e pode na verdade ser até inferior por causa da seca, avaliou a consultoria Datagro na quinta-feira.

"Será uma safra que não terá um grande aumento", disse o presidente da Datagro, Plinio Nastari, que participou em São Paulo de um evento sobre biocombustíveis. "Ainda não sabemos se ela será maior ou menor (que a safra de 2011/12)."

A Datagro prevê que a região centro-sul irá moer 498 milhões de toneladas de cana na atual temporada de 2011/12, abaixo da previsão inicial, em abril, que era de 561 milhões de toneladas. No ano passado, a região processou cerca de 557 milhões de toneladas.

O atual período de seca pode levar a Datagro a reduzir ainda mais a sua estimativa nas próximas semanas.

"A perspectiva de melhoria (na produtividade) no terço final da temporada da moagem parece ainda mais remota", disse Nastari.

Esta é a primeira safra com redução na produção em 11 anos. O centro-sul responde por cerca de 90% da cana produzida no Brasil, que é o maior exportador mundial de açúcar.

Na quarta-feira (28), o executivo-chefe da Cosan, maior conglomerado canavieiro do país, disse que a produção pode ter um crescimento em torno de 200 milhões de toneladas nos próximos dois anos, apenas pela recuperação da produtividade nos canaviais existentes.

O Brasil responde por mais da metade do comércio global de açúcar, e qualquer variação na produção pode ter um forte impacto sobre os preços internacionais do produto.

A produtividade da cana brasileira diminuiu principalmente por causa das condições climáticas desde o ano passado, mas também devido à escassez de investimentos no replantio dos canaviais, que por estarem envelhecendo se tornam menos produtivos.

A Datagro prevê que nesta safra a produtividade ficará em torno de 72 toneladas de cana por hectare, abaixo das 85 toneladas de 2008, que foi um ano de boa produção.

"(A recuperação) vai levar três a quatro anos", disse Nastari. "É muita cana, e a cada ano os canaviais estão ficando mais velhos."

Os investimentos nos canaviais tiveram um acentuado declínio depois que a crise global do crédito, em 2008, atingiu muitos grupos canavieiros do Brasil que haviam contraído dívidas para crescerem. Várias empresas agora estão retomando seus programas de replantio, embora a seca retarde as operações, segundo Nastari. A cana recém-plantada leva pelo menos um ano para atingir a produção plena.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Saúde, Segurança e Meio Ambiente
IBP debate impactos da revisão da NR-1 sobre saúde menta...
21/05/26
Energia elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio Ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Mato Grosso
Setor elétrico de MT avança e prepara nova fase para ate...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
Parceria
Radix fecha parceria com Repsol Sinopec Brasil e PUCRS p...
20/05/26
GLP
Prime Energy amplia parceria com Supergasbras no Mercado...
19/05/26
Comunicação
Os bastidores da história da comunicação e da publicidad...
19/05/26
Resultado
Produção total de petróleo em regime de partilha bate re...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
BOGE 2026
Impacto da geopolítica global no setor de petróleo loca...
19/05/26
Dia Internacional da Mulher
IBP celebra Dia Internacional da Mulher no Mar e reforça...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
Etanol
Diretor da Fenasucro & Agrocana debate avanço da bioener...
19/05/26
Leilão
PPSA comercializa cargas de Atapu e de Bacalhau em junho
18/05/26
Participação especial
Valores referentes à produção do primeiro trimestre de 2...
18/05/26
Apoio Offshore
Petrobras assina contrato de R$ 11 bilhões para construç...
18/05/26
Logística
Wilson Sons planeja expansão do Tecon Rio Grande para at...
18/05/26
Combustíveis
Etanol mantém baixa na semana, mas Paulínia esboça reaçã...
18/05/26
Fertilizantes
Fafen celebra retomada da produção de fertilizantes na Bahia
18/05/26
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.