A Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) promoverá, hoje (25) e amanhã (26), audiências públicas nas cidades de Sinop e Sorriso, em Mato Grosso, para apresentar e debater o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da usina hidrelétrica Sinop, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
A audiência na cidade de Sinop acontece após suspensão da liminar que impediu, no último dia 18, a realização do evento. A cidade de Sorriso, cuja primeira audiência ocorreu dia 17, terá uma nova oportunidade de debater o projeto, em audiência a se realizar amanhã (26). Ipiranga do Norte (16), Claudia (19) e Itaúba (20) foram as outras cidades que receberam audiências públicas sobre a hidrelétrica.
O empreendimento terá capacidade instalada de 400 MW, com um reservatório de 300 km², e estará localizado no rio Teles Pires (MT). Veja abaixo as cidades e as datas das audiências públicas:
O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da hidrelétrica de Sinop está disponível para consulta no sítio da EPE na internet, na área Meio Ambiente: http://www.epe.gov.br/MeioAmbiente/Paginas/default.aspx.
O Rima contém a apresentação do projeto, a caracterização ambiental da região em que a usina será implantada, os impactos socioambientais previstos e os programas ambientais propostos para evitar, minimizar e compensar os impactos negativos, e valorizar os impactos positivos.