Programa Jovem Aprendiz

Atvos inicia segunda turma de jovens aprendizes PcD em Mato Grosso do Sul

Empresa reforça o compromisso de promover diversidade no setor sucroenergético com a formação de 16 moradores de Glória de Dourados (MS) para atuarem como assistentes administrativos

Redação TN Petróleo/Assessoria
02/03/2023 12:52
Atvos inicia segunda turma de jovens aprendizes PcD em Mato Grosso do Sul Imagem: Divulgação Visualizações: 1725

Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país, vem desenvolvendo uma série de iniciativas para tornar o setor sucroenergético cada vez mais plural. Hoje, dia 1º de março, foi realizada a aula inaugural da segunda turma de jovens aprendizes formada exclusivamente por pessoas com deficiência (PcD) em Mato Grosso do Sul. A qualificação é gratuita e formará 16 alunos, todos residentes de Glória de Dourados (MS), como assistentes administrativos.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso do Sul (SENAI/MS), a capacitação conta com 800 horas de aulas teóricas e práticas, cujas atividades acontecerão na Unidade Eldorado da Atvos, localizada em Rio Brilhante (MS). A conclusão do curso está prevista para setembro de 2024.

"A capacitação de jovens com deficiência é imprescindível para auxiliar a inclusão efetiva dessas pessoas na sociedade, além de promover o desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades, tornando-os agentes de mudanças positivas no setor e em suas carreiras profissionais", explica Silvana Sacramento (foto), diretora de Pessoas & Organização e Comunicação da Atvos.


Imersão com familiares na rotina de trabalho
Com o objetivo de promover ainda mais inclusão e aproximar os familiares e os próprios alunos do dia a dia da empresa, a Unidade Eldorado recebeu, no mês de fevereiro, para um dia de vivência nas operações. Mães, pais, responsáveis e parceiros tiveram a oportunidade de conhecer toda a área administrativa da usina, incluindo o setor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Controle Agrícola, Centro de Operações Integradas (COI), entre outras. Ao final, também participaram de um tour de ônibus pela planta agroindustrial, acompanhados de líderes e outros colaboradores que apresentaram o processo produtivo.

"O que mais gostei de ver foi a atenção e o carinho de todos com os nossos filhos. Me senti segura em conhecer a unidade e as equipes, e sei que todos estão sendo acolhidos de braços abertos", comenta Valdileusa da Costa Amador, mãe do aluno Luan, que também faz faculdade de Engenharia Agronômica e deseja seguir carreira na área.

A oportunidade no programa de aprendizes da Atvos representa o ingresso do mercado de trabalho por parte dos filhos e a felicidade dos pais, que desejam vê-los iniciar uma trajetória profissional. "Para a minha família, esse projeto é um incentivo, uma valorização profissional e demonstra o compromisso que a empresa tem com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho", conta Jhon Lenon Rodrigues Oliveira, aluno da turma que possui deficiência visual.

A primeira turma da Atvos formada exclusivamente por jovens com deficiência no estado sul-mato-grossense iniciou as atividades em outubro de 2022, em Rio Brilhante (MS). Ao todo, outros 16 alunos já estão sendo qualificados também como assistentes administrativos. Além deste grupo de jovens, uma outra turma de 12 estudantes PcD vem recebendo, desde agosto de 2022, aprendizagem para a função de almoxarife, em Mirante do Paranapanema (SP).

Todas essas iniciativas fazem parte do Movimento Comunidade, programa que integra o MOVA -- Modelo Vivo de Aprendizagem da Atvos, que tem como propósito incentivar novos caminhos em direção ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e das comunidades localizadas no entorno das operações.

Sobre a Atvos
A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo uma das maiores produtoras de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar aproximadamente 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Conteúdo Local
ANP abre consulta prévia sobre regras de preferência a f...
15/05/26
Etanol
Alteração de normas sobre comercialização de etanol anid...
15/05/26
Descomissionamento
ANP aprova realização de consulta e audiência públicas p...
15/05/26
Resultado
Vallourec registra alta eficiência operacional no Brasil...
15/05/26
Energia Elétrica
Encontro das Indústrias do Setor Elétrico reúne mais de ...
15/05/26
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23