Hidrelétrica

Atraso no Madeira não será repassado à tarifa

Valor Econômico
29/03/2011 09:44
Visualizações: 608
Os problemas de violência e vandalismo que afetaram as obras de construção das usinas hidrelétricas no Rio Madeira, Santo Antônio e Jirau, poderão ter impacto sobre o fluxo de receita dos consórcios, indica o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Ele afirmou que a receita perdida não poderá ser reposta no projeto.
 

Tolmasquim disse não estar preocupado com a energia das usinas. Ele acredita que, em relação ao cronograma original, é muito pouco provável que haja alguma demora. "Talvez a antecipação que estava prevista não seja exatamente aquela. Acho que vai haver negociação, e isso vai se resolver."
 

De qualquer maneira, Tolmasquim considerou "ruim" haver algum atraso em relação à antecipação de entrada em produção. "É claro que o empreendedor estava contando com a antecipação para sua equação financeira. Na hora em que atrasa, é claro que tem alguma questão", disse.
 

Ele afirmou que não será possível repassar essa perda de receita. "Pelo contrato, não tem reequilíbrio econômico-financeiro. Ele vai ter que arcar com esses custos e incorporar no seu fluxo de caixa. Não tem como passar para a tarifa."
 

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, acredita que, mesmo com a paralisação e a destruição dos alojamentos, ainda será possível antecipar a produção de energia das usinas.
 
 
"Está mantida, sem dúvida, a expectativa da antecipação (da entrada de geração de energia das usinas) de Santo Antônio e Jirau. Devem ser antecipadas em um ano (em relação ao projeto licitado)", disse, Hubner.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.