Energia renovável

Atiaia Renováveis conclui operação de ações preferenciais com o Itaú

A operação demonstra o crescimento da companhia, que deve atingir 1 GW de capacidade instalada até 2030

Redação TN Petróleo/Assessoria
16/08/2023 16:06
Atiaia Renováveis conclui operação de ações preferenciais com o Itaú Imagem: Divulgação Visualizações: 1432 (0) (0) (0) (0)

A Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energias renováveis do Grupo Cornélio Brennand, concluiu a operação de emissão de Ações Preferenciais com o Itaú Unibanco S.A. Os recursos captados permitirão que a companhia possa investir em seus empreendimentos de energia solar, hídrica e eólica e atingir 1 GW de capacidade instalada até 2030, permitindo a ampliação do portfólio da companhia e a expansão de fontes de energia renováveis no País, contribuindo para a transformação energética.

O Itaú é um parceiro estratégico da Atiaia Renováveis e é a segunda emissão de ações preferenciais da companhia compradas pelo Itaú.

"Esta movimentação é de extrema importância para os nossos projetos renováveis, atuais e futuros. Buscamos sempre as melhores soluções para nossos clientes e, com essa nova parceria, será possível ampliar a oferta de novas fontes de energia renovável para o crescimento da Atiaia", destaca Rodrigo Assunção (foto), presidente da Atiaia Renováveis. 

Agenda ESG

A Atiaia Renováveis traz em seu propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades em que atua.

"A agenda ESG é um pilar estratégico dentro da companhia e é a força que nos move. Cuidamos do planeta, da sustentabilidade, do meio ambiente, sempre baseados na transparência e no cuidado dos públicos que estão ao nosso redor. Trabalhamos para uma transformação energética e em busca de um mundo mais sustentável, para fazer a diferença nos negócios dos nossos clientes, pois nosso foco é oferecer soluções em energia limpa que ajudem a preservar o meio ambiente, mas que ao mesmo tempo tragam maior competitividade e atendam às suas necessidades energéticas", reforça Assunção. 

Além da diversificação de fontes de energias renováveis, a Atiaia também contribui para uma economia de baixo carbono e para a transição energética brasileira, atenuando os efeitos das mudanças climáticas. A empresa ainda adota medidas ecologicamente sustentáveis, como a gestão de resíduos sólidos, o monitoramento dos recursos hídricos e de áreas de preservação permanentes, desenvolve campanhas de educação, incentivo e de boas práticas em gestão ambiental, entre outras. Atua também para promover o bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho e gerar impacto positivo nos lugares em que opera, viabilizando ações que fomentem melhorias sociais e ambientais nestas regiões. 

A companhia permeia seus negócios pelos quatro pilares da governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Conta com um Conselho de Administração Independente, que, desde a sua criação, traz a presença feminina em sua composição, e busca ampliar a diversidade. A Atiaia Renováveis cultiva um ambiente de igualdade e respeito, em linha com a agenda promovida no Grupo Cornélio Brennand. 

Atualmente, a Atiaia Renováveis possui um portfólio de nove Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em operação, com 221 MW de capacidade instalada, localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Além das centrais de geração em operação, a companhia conta com quatro projetos em construção. São eles: as Usinas Fotovoltaicas (UFVs) Maravilhas I e Maravilhas II, do Complexo Maravilhas, em Goiana (PE), com 55 MW de potência instalada e início de operação estimado para janeiro de 2024; a UHE Estrela, com capacidade instalada de 48,4 MW; e as PCHs Taboca e Fundãozinho, respectivamente com 29,8 MW e 22 MW instalados. O pipeline de projetos em desenvolvimento da companhia é de 1,9 GW. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.