Gasodutos

ATGás protocola junto à ANP estudo do CERI-FGV que mostra potencial aumento da tarifa de transporte de gás em sete estados brasileiros

Redação TN Petróleo/Assessoria
24/08/2023 09:09
ATGás protocola junto à ANP estudo do CERI-FGV que mostra potencial aumento da tarifa de transporte de gás em sete estados brasileiros Imagem: Divulgação Visualizações: 2056

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Gás por Gasoduto (ATGás) protocolou, nesta segunda-feira (23), junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP),  estudo realizado pelo Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (CERI-FGV) sobre os impactos da reclassificação do gasoduto Subida da Serra como infraestrutura de distribuição. O relatório, que chega à ANP na reta final da Consulta Pública sobre o tema, mostra que a eventual reclassificação provocará um aumento direto nas tarifas de transporte praticadas em sete estados da Federação. Além de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão impactados.

De acordo com o CERI-FGV, o aumento na rede da NTS (RJ-SP-MG) pode chegar a 14% e, na rede da TBG (MS-SP-PR-SC-RS), a um aumento médio de 27%. Em São Paulo, a reclassificação como duto de distribuição impacta negativamente os consumidores do estado, prejudicando o movimento de abertura do mercado de gás natural.

“Esperamos que, face aos fatos, a ANP aja contra a proposta, que institucionaliza o bypass do Sistema de Transporte de Gás Natural e subverte o esforço para gerar competição nos preços finais que vem sendo feito nos últimos anos”, afirma o presidente da ATGás, Rogério Manso.

 Produtores, consumidores e transportadores pedem transparência em regulação de gasoduto

Além do estudo do CERI-FGV, a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE), a Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás), o IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás Natural (IBP) e a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) também protocolaram junto à ANP um pedido de acesso aos documentos que baseiam a proposta de acordo entre a ANP, a ARSESP e os proprietários do gasoduto.

De acordo com Manso, é essencial que seja dada a devida publicidade à sociedade dos atos processuais, contribuições e movimentações ocorridas ao longo do processo administrativo que embasaram a proposta de acordo.

“A falta de transparência prejudica a plena contribuição dos outros interessados no tema. Pode causar danos irreparáveis ao interesse público”, afirma, frisando que o pedido de acesso é objeto de diversos requerimentos já apresentados à agência.

Acesse o estudo do CERI-FGV e o requerimento das entidades no endereço:

md_pesq_documento_consulta_externa.php (anp.gov.br)

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
Combustíveis
Fiscalização nacional alcança São Paulo e amplia ações s...
20/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 encerra com público recorde de 15 mil ...
19/03/26
Exportações
Firjan manifesta preocupação com a oneração das exportaç...
19/03/26
Energia Solar
Newave Energia e Gerdau inauguram Complexo Solar de Barr...
19/03/26
Combustíveis
Diesel chega a R$ 7,17 com conflito entre EUA e Irã, apo...
19/03/26
Petrobras
Museu do Petróleo e Novas Energias irá funcionar no préd...
19/03/26
Pesquisa e Inovação
MODEC impulsiona inovação e P&D com ideias que apontam o...
19/03/26
Etanol
Geopolítica e energia redesenham o papel do etanol no ce...
19/03/26
Energia Elétrica
Copel vence leilão federal e vai aumentar em 33% a capac...
19/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy: debates focam no papel estratégico do gás ...
18/03/26
Economia
Firjan vê início da queda da Selic como positivo para a ...
18/03/26
Internacional
Petrobras confirma nova descoberta de gás na Colômbia
18/03/26
Publicações
IBP fortalece editora institucional, amplia publicações ...
18/03/26
Macaé Energy
Acro Cabos de Aço participa da Macaé Energy 2026
18/03/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 consolida município como capital nacio...
17/03/26
Macaé Energy
Com recorde de público, feira e congresso do Macaé Energ...
17/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23