Biomassa

Associadas UDOP recebem Certificado de Energia Verde

Redação/Assessoria UDOP
28/02/2020 10:45
Visualizações: 1140

Nesses primeiros meses de 2020, 14 associadas UDOP, que produzem energia elétrica a partir da biomassa, receberam o Certificado de Energia Verde. O selo é emitido no âmbito do Programa de Certificação de Bioeletricidade -- Edição 2020, uma iniciativa da Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar em cooperação com a CEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e apoio da Abraceel - Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia.

De acordo com a Unica, o Certificado Energia Verde, criado em 2015, é a primeira certificação no Brasil focada estritamente na energia elétrica produzida a partir da cana-de-açúcar, contemplando usinas sucroenergéticas que exportam eletricidade para o SIN - Sistema Interligado Nacional e também as que produzem apenas para o autoconsumo, desde que cumpram as diretrizes do Programa de Certificação.

Algumas destas regras incluem a obrigação de que as unidades geradoras estejam adimplentes junto à CCEE, sejam associadas à Unica e atendam critérios de eficiência energética, além de que o combustível empregado na geração seja renovável. Ao total, 54 unidades já recebem este certificado em 2020.

Ao longo de 2020, as 54 unidades detentoras desta certificação devem produzir um total de 12.211 GWh, sendo 64% exportados para o SIN e o restante para o autoconsumo das plantas sucroenergéticas.

"Trata-se de uma energia estratégica e renovável a ser produzida por essas usinas para o país, equivalente a 15% da produção do ano passado da Usina Itaipu ou a 100% da geração a carvão mineral. Do lado do consumo, esses 12.211 GWh representam mais de 7% do consumo anual industrial de energia elétrica pelo Brasil, além de evitar a emissão estimada de 4,1 milhões de toneladas de CO2, marca que somente seria atingida com o cultivo de 29 milhões de árvores nativas ao longo de 20 anos", destacou nota da Unica.

Veja as associadas UDOP que receberam a certificação:

Atvos Agroindustrial -- Santa Luzia; Atvos Agroindustrial -- Alto Taquari; Atvos Agroindustrial -- Costa Rica; Atvos Agroindustrial -- Água Emendada; Atvos Agroindustrial -- Rio Claro; Atvos Agroindustrial -- Eldorado; Atvos Agroindustrial -- Morro Vermelho; Cocal -- Paraguaçu Paulista; Vale do Paraná; Raízen - Gasa; Raízen -- Univalem; Usina Batatais -- Lins; Viralcool Castilho; Usina Vertente

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
Pessoas
Mauricio Fernandes Teixeira é o novo vice-presidente exe...
06/02/26
Internacional
Petrobras fica com 42,5% de bloco exploratório offshore ...
06/02/26
Sergipe Oil & Gas 2026
Ampliação de espaço no Sergipe Oil & Gas vai garantir ma...
05/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.