<P>O secretário de estado de Energia, Industria Naval e Petróleo, Wagner Victer, recebeu ontem o Prêmio Abegás 2006, como Personalidade do Gás deste ano. O prêmio foi concedido pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), que também ontem oficializou ...
Jornal do Commercio - RJO secretário de estado de Energia, Industria Naval e Petróleo, Wagner Victer, recebeu ontem o Prêmio Abegás 2006, como Personalidade do Gás deste ano. O prêmio foi concedido pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), que também ontem oficializou a transferência de sua sede de São Paulo para o Rio de Janeiro. A mudança, segundo o presidente da entidade, Romero de Oliveira e Silva, foi feita para aproximar a entidade das grandes empresas e entidades ligadas ao setor instaladas no Rio.
A intenção de trazer a sede da Abegás para o Rio já existe desde 2003. De lá para cá, fizemos as negociações necessárias para efetivar a mudança. Apesar de São Paulo possuir distribuidora de gás de maior volume no País, o Rio concentra o maior número de empresas e entidades ligadas ao setor, como a Petrobras, a Onip e o IBP. A sede no Rio facilita a interlocução com esses agentes do setor, explicou Romero.
Sobre a premiação de Victer, Romero afirmou que o secretário de Energia foi escolhido pelas suas iniciativas na área do gás, principalmente no que diz respeito à distribuição do Gás Natural pelo Estado, à implantação do Gás Natural Veicular (GNV) e à construção do Pólo Gás-Químico, na Baixada Fluminense. A escolha de Victer foi quase unânime, o que mostra que ele é nosso aliado na defesa do gás. Ele representa todos os que atuaram e atuam na área, disse.
Para o secretário Wagner Victer, o prêmio é um reconhecimento do trabalho que tem sido feito no Estado do Rio no setor de Petróleo e Gás. Quando uma associação que representa distribuidoras de todo o País escolhe um representante do Rio de Janeiro, isso significa que estamos fazendo um bom trabalho, afirmou.
Victer lembrou, ainda, que o número de municípios que recebem gás natural passou de um em 1999 - quando apenas a capital era abastecida pelo gás natural - para 33 este ano. O número de veículos que usavam GNV, que era de 10 mil em 1999, atingiu a marca de 500 mil neste ano, representando 10% da frota mundial de veículos movidos a GNV.
Esta é a segunda edição do prêmio Abegás- personalidade do ano. A primeira premiação ocorreu em 2003 em São Paulo, quando um representante do Instituto de Engenharia foi escolhido. O presidente da entidade já manifestou interesse em tornar a premiação anual, mas informou que ainda não há previsão para isso ocorrer.
A nova sede da Abegás fica na Rua Sete de Setembro, número 99, no Centro. De acordo com Romero, os funcionários de São Paulo não quiseram ser transferidos, e a instituição precisou contratar outra equipe no Rio. dezenove distribuidoras de gás do País são associadas, entre elas a Comgás, de São Paulo, a CEG Rio, a CEB Gás, do Distrito Federal, e a GásMig, de Minas Gerais.
Fonte: Jornal do Commercio - RJ
Fale Conosco
22