Equipamentos

Associação pede investigação de compra de árvores de natal da Petrobras

BNamericas
04/08/2004 03:00
Visualizações: 90

A Organização Nacional da Indústria do Petróelo (Onip) solicitou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) que investigue a aquisição de dez árvores de natal por US$ 10 milhões por um grupo encabeçado pela Petrobras para o campo de gás de Manati.    
Os advogados da ANP analizarão a evidência para preparar um informe que logo deverá ser aprovado pelo diretório da ANP, informou um porta-voz da agência.
A Onip indicou que a decisão da associação de comprar dez árvores de natal à mesma companhia norte-americana, a Drillquip, antes de consultar os fabricantes de equipamento locais é contrária aos termos do contrato de concessão de exploração que a Petrobras, a Queiróz Galvão e a Petroserv teriam com a ANP.
Os contratos de concessão para exploração de petróleo e gás no Brasil geralmente determinam que as petrleiras dêem igualdade de oportunidades a todos os proveedores.
"Apararentemente isso não se fez e vai em contra do contrato de concessão com a ANP", disse à BNAmericas o superintendente da Onip, Roberto Magalhães. "As companhias podem comprar o que queiram, nosso trabalho é garantir que as empresas brasileiras tenham iguadade de oportunidades. Fora isso, não questionamos a legalidade do contrato".
As unidades brasileiras de FMC, Akker, Cooper Camaron y ABB também provêem árvores de natal, no entanto, não se estabeleceu contato com elas. A Onip decidiu questionar o grupo liderado pela Petrobras assim que a Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib) questionou a compra.
O campo de gás de Manati está situado na Bacia Camamu-Almada, no estado da Bahia. Petrobras, Queiroz Galvão e Petroserv têm um contrato operacional para desenvolver o bloco BCAM-40 na bacia desde 2000.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.