Venezuela

Assembleia Nacional da Venezuela diz que inflação passou de 2,5 milhões por cento em 12 meses

Reuters, 07/02/2019
07/02/2019 20:42
Visualizações: 332

Divulgação

A inflação da Venezuela chegou a 2,688 milhões por cento nos 12 meses encerrados em janeiro, segundo os cálculos da Assembleia Nacional controlada pela oposição, que acompanha a evolução dos preços devido à ausência de dados do Banco Central.

A Venezuela está em recessão há cinco anos e não consegue controlar a velocidade com que os preços sobem, apesar de o governo de Nicolás Maduro, que iniciou um contestado segundo mandato em janeiro, afirmar que está adotando medidas para superar a crise.

O Parlamento relatou que em janeiro de 2019 os preços subiram cerca de 191,6 por cento, ou quase triplicaram, o que implica um aumento diário de cerca de 3,5 por cento. A Assembleia Nacional calculou que no mês passado o preço dos alimentos subiu cerca de 266 por cento.

“Este resultado da inflação de janeiro se deveu à depreciação do câmbio paralelo”, disse o deputado Ángel Alvarado. As empresas buscam dólares fora do controle governamental para operar devido à escassez de divisas no sistema oficial, o que eleva a paridade e impulsiona a inflação.

Maduro atribui a crise à “guerra econômica” dos Estados Unidos e das empresas, mas críticos do governo e economistas dizem que as distorções se devem ao modelo de controles estatal.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19