Tecnologia é para detecção e localização de vazamentos e roubos.
Redação TN
Corrosão, acidentes naturais, interferência de terceiros e criminalidade são causas que estão fazendo aumentar os vazamentos e roubos em dutos, em todo o mundo. A brasileira Asel-Tech, desenvolveu uma tecnologia para detecção e localização de vazamentos e roubos em dutos, já utilizada por empresas petroleiras em vários países com muito sucesso.
Depois de alguns anos de espera, a companhia obteve a patente dessa tecnologia nos Estados Unidos. "Isso é motivo de muito orgulho e muito importante pelo tamanho do mercado naquele pais, com a maior rede de dutos do mundo, de cerca de 2,6 milhões de milhas. Somente como comparação, o Brasil tem cerca de 20.000 km", afirma Julio Alonso, CEO da Asel Tech.
Segundo Alonso, o mercado americano representa uma oportunidade enorme de exportação dos sistemas de detecção de vazamentos fabricados pela Asel-Tech, trazendo muitas divisas para o Brasil. "Com a patente naquele país, haverá muito mais segurança para fornecer os produtos e dar tranquilidade aos novos clientes", ressalta.
A tecnologia acústica patenteada pela Asel-Tech é a mais rápida do mercado para detecção de vazamentos e roubos em dutos, pois utiliza a velocidade do som para transmitir o sinal através do fluido. Detecta o vazamento ou roubo, mesmo que seja um furo muito pequeno, em 20 segundos e localiza o ponto com precisão de 50 a 100 metros, seja o duto enterrado ou submarino. O proprietário do duto pode ter relatórios em tempo real sobre os incidentes no seu duto.
Fale Conosco
21