Energia Renovável

As 10 potências mundiais em energia renovável

Gazeta do Povo - 11/05/2016
11/05/2016 13:18
Visualizações: 2554

A necessidade de conter os avanços das mudanças climáticas faz com que, ano a ano, as fontes renováveis de energia ganhem mais espaço na política energética dos países mundo a fora. No topo da lista das potências mundiais em energia verde, estão grandes poluidores como China e Estados Unidos que têm peso fundamental nos acordos de redução da emissão de gases tóxicos à atmosfera.

A China, aliás, , segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU). O montante de US$ 102,9 bilhões aplicado em 2015 equivale a mais de um terço do total investido no mundo inteiro em energia limpa. A fonte eólica lidera, com folga, a fatia de investimentos do país asiático em energia limpa. São 145 gigawatts (GW) de capacidade instalada, exatamente o dobro da potência eólica dos Estados Unidos, segundo colocado do ranking nesta fonte.

Com dimensões continentais, a China também é a maior potência mundial em energia solar. Em dois anos, o país mais que dobrou capacidade instalada total de solar, passando de 18,6 GW para 43 GW, um crescimento exponencial se comparado ao da Alemanha, que tem 39,6 GW e um índice de crescimento dessa fonte bem mais modesto que o chinês, de aproximadamente 2 GW por ano.

No Brasil, a energia dos ventos entrou definitivamente para a matriz energética. Somos o décimo país do mundo em capacidade eólica instalada. E tudo indica que as renováveis devem continuar ganhando participação. Quase metade da nova oferta de energia prevista para a próxima década deverá vir de fontes verdes como eólica, solar e biomassa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25