Diretor da GK Dragonomics expôs as principais preocupações do mercado internacional, durante palestra na Fiesp.
Agência Indusnet Fiesp/RedaçãoArthur Kroeber, um dos maiores especialistas em economia chinesa, fundador e presidente da DK Dragonomics, ministrou palestra especial para investidores e empresários na manhã desta quarta-feira (2/03), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Kroeber discutiu os impactos mundiais causados pela desaceleração do crescimento chinês e as principais preocupações advindas das mudanças na forma de governo do país que é hoje considerado o maior parceiro comercial do Brasil.
A queda da demanda efetiva internacional da China, disse, já atingiu toda a economia global por meio dos preços das commodities. Nos últimos 18 anos, por exemplo, os preços de minério de ferro, carvão e petróleo caíram cerca de dois terços, parte por conta do abrandamento do consumo chinês e parte pelo excesso de oferta construída por empresas que apostaram no crescimento contínuo do país.
“Nenhum país no mundo está criando tantas ‘ondas’ quanto a China”, afirmou o diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp, Thomaz Zanotto, durante a abertura do evento. “Toda e qualquer mudança realizada por este país afeta o resto do mundo e, principalmente o Brasil e toda a América Latina, no caso do ciclo de commodities.”
Zanotto também lembrou que a China se tornou mais do que um importador de commodities e vem se tornando um grande consumidor de comida processada e potencial investidor.
Fale Conosco
22