O armador francês CMA CGM, empresa especializada no transporte de containers em escala mundial, recebe, nesta quarta-feira (18), o primeiro porta-container ecológico do mundo. Batizada de Andrômeda, a embarcação é a primeira no mundo equipada com o FOR System (Fast Oil Recovery Systems) e outr
RedaçãoO armador francês CMA CGM, empresa especializada no transporte de containers em escala mundial, recebe, nesta quarta-feira (18), o primeiro porta-container ecológico do mundo. Construído pelo estaleiro sul-coreano Hyundai Heavy Industries Co Ltd - Ulsan e batizada de Andrômeda, a embarcação de grande porte (11.400 TEU - Twenty Foot Equivalent Unit, unidades Equivalentes a 20 Pés) é a primeira no mundo equipada com o FOR System (Fast Oil Recovery Systems) e outros sistemas de recuperação das materiais poluentes da também francesa JLMD Ecologic Group.
Empresa francesa relativamente jovem, a JLMD possui 35 navios equipados com o FOR System. "Não temos representantes ainda no Brasil. Mas estamos estudando algumas propostas", comenta, para a TN Petróleo, Giuliana Dario, do JLMD Ecologic Group. "Dentre os motivos para atuar no Brasil está o fato do país ser reconhecido internacionalmente como “green”, a descoberta de jazidas na camada pré-sal e as futuras contrataçoes da Petrobras e de outras empresas".
O FOR System é uma solução instalada a bordo dos navios, permitindo uma ação rápida e controlada para o esvaziamento dos produtos poluentes embarcados em caso de acidentes no mar. Podendo adaptar-se em navios novos ou retrofit, a solução tem como objetivo garantir, em situações mais complexas, um esvaziamento rápido e controlado dos produtos ditos “poluentes” e reduzir os riscos conseqüentes de acidente ecológico.
O princípio é muito simples: consiste na instalação de conectores dedicados à recuperação de poluentes. Estes conectores, situados em lugares estratégicos, protegem cada tanque a bordo. Desta maneira, os tanques equipados do navio são sempre acessíveis através de pontos pré-definidos e conhecidos das empresas de salvamento.
Além dos FORS, o Andrômeda conta com outras inovações pro-ambientais, como um motor de injeção eletrônica que permite reduzir o consumo de combustível na ordem de 3% e o consumo de óleo em até 25% e a otimização do casco para melhorar as qualidades termodinâmicas do navio.
“As melhorias traduzem o compromisso e os valores da CMA CGM para reduzir o impacto ambiental de suas atividades”, explicou o grupo marítimo francês.
Fale Conosco
22