Etanol

Argus lança cobertura exclusiva do mercado de etanol do Nordeste

Redação/Assessoria
25/09/2017 16:02
Visualizações: 167

A provedora global de indicadores de preços de commodities Argus lança este mês uma cobertura semanal exclusiva sobre o mercado de etanol da região Nordeste, segundo maior produtor e consumidor do biocombustível no país.

A nova cobertura inclui uma série de indicadores de preços de etanol anidro e hidratado e análises de mercado sobre as principais praças da região – Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba e Alagoas – e será incorporada à publicação diária "Argus Etanol Brasil", ferramenta amplamente utilizada por agentes do mercado para negociação e indexação de contratos, gerenciamento de riscos, cálculo de impostos e análise de mercado, entre outras finalidades.

Produção limitada, consumo em expansão e uma safra relativamente curta fazem com que o Nordeste do Brasil tenha um déficit estrutural de abastecimento ao longo de praticamente o ano todo. A demanda na região é atendida por três frentes: produtores locais, usinas do Centro-Sul e importação dos Estados Unidos.

O aumento significativo no fluxo de importação de etanol registrado recentemente – o volume desembarcado entre janeiro e julho deste ano quadruplicou em relação ao mesmo período de 2016 para 1,35 milhão de m³, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) – levou a Câmara de Comércio Exterior a instaurar no mês passado uma tarifa de 20pc sobre as importações do biocombustível, atendendo ao pleito de produtores locais. O mercado nordestino segue aquecido e a demanda por visibilidade para oportunidades de arbitragem internacional e intraregional, cada vez maior.

A vice-presidente da Argus para o Cone Sul da América Latina Vanessa Viola comentou: "O lançamento da cobertura da região Nordeste coroa nossos esforços no sentido de prover transparência e insight estratégico ao mercado brasileiro de etanol, um dos maiores do mundo. Além de acompanhar de perto a dinâmica do mercado doméstico, a cobertura brasileira irá se somar àquela realizada pela Argus em outros importantes mercados globais de biocombustíveis nos Estados Unidos, Europa e Ásia".

Lançado em dezembro de 2016, o relatório "Argus Etanol Brasil" publica indicadores de preços de etanol semanais e diários no Centro-Sul, acompanhando valores e volumes comercializados nos principais polos produtores da região: São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. A publicação acompanha ainda a movimentação de mercados globais com notícias e análises a respeito do fluxo de comércio internacional ao Brasil.

Sobre a Argus

A Argus é uma agência provedora de indicadores de preços para o mercado global de commodities. Com sede em Londres e escritórios nos principais centros de commodities do mundo, a Argus publica índices de preços que são amplamente usados por empresas, entidades governamentais e organizações internacionais em mais de 140 países para indexação de contratos e transações físicas, cálculos de impostos, leilões de energia, gerenciamento de riscos e análise de mercado, entre outras finalidades.

Atualmente, a Argus é a principal fornecedora de dados sobre preços e fundamentos, serviços de consultoria e conferências para as indústrias mundiais de petróleo, derivados, gás natural, eletricidade, carvão, emissões, bioenergia, fertilizantes, petroquímica, metais e transporte. No Brasil, a empresa está baseada no Rio de Janeiro, de onde acompanha de perto os mercados regionais de petróleo, combustíveis e fertilizantes, e lidera as atividades da empresa no Cone Sul da América Latina. Mais informações em www.argusmedia.com.br.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19