Internacional

Argentina faz Petrobras fechar refinaria após explosão

Agência Reuters
10/08/2011 17:37
Visualizações: 873
A subsecretaria de Gestão Ambiental da cidade argentina de Bahía Blanca determinou que a Petrobras suspenda a operação de sua refinaria Ricardo D. Eliçabena após a explosão que aconteceu hoje (10), deixando um morto e um ferido.

A unidade, no sul do país, tem capacidade para processar 31 mil barris diários de petróleo.

A Petrobras havia informado mais cedo que apesar da explosão as operações da unidade não haviam sido afetadas.

Em um comunicado posterior a estatal brasileira informou que o acidente ocorreu à 1h da madrugada (horário local da refinaria) desta quarta-feira e que autoridades argentinas haviam solicitado o seu fechamento.

"A refinaria foi parada preventivamente, por solicitação da Subsecretaria Ambiental local. As causas do acidente serão investigadas", informou a estatal brasileira em nota.

A empresa disse que a explosão ocorreu em uma das salas de descanso temporário de operadores na refinaria, fora da área industrial.

Mais cedo, na Argentina, um funcionário local já havia informado a uma agência estatal que após o acidente foi ordenado o fechamento da planta por questões de segurança.

O subsecretário de Gestão Ambiental de Bahía Blanca, Eduardo Conghos, disse à agência estatal Telam que depois do acidente "se ordenou o fechamento, uma vez que não estavam asseguradas as condições de segurança para que a planta possa seguir operando".

A informação foi confirmada à Reuters na Argentina por uma autoridade local, mas negada até por volta das 11h (horário de Brasília) pela estatal brasileira.

A unidade está instalada no principal polo petroquímico da Argentina.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
Biorrefinaria
Inpasa anuncia nova biorrefinaria em Rondonópolis (MT) e...
18/12/25
iBEM26
Startup Day vai mostrar tendências e inovações do setor ...
17/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.