América do Sul

Argentina e Bolívia querem comercializar mais gás

BNamericas
23/07/2004 00:00
Visualizações: 171
O presidente boliviano, Carlos Mesa, assinou na quinta-feira (22/07) uma carta de intenção com o presidente argentino, Nestor Kirchner, para ampliar o volume do contrato de exportação de gás naturais a seis meses em 2,5 milhões de m³ de gás por dia. O volume passaria a 6,5 milhões de m³ de gás natural, informou uma fonte do Ministério de Hidrocarbonetos da Bolívia.
A alta entrará em vigor quase imediatamente, revelou o porta-voz, acrescentando que os detalhes do aumento, incluindo o fato de que se fará todo de uma vez ou em forma gradual, estariam disponíveis desde a tarde da quinta-feira.
Os mandatários, que se reuniram nesta quinta-feira no estado boliviado de Tarija, também poderiam ter acordado ampliar os términos do contrato por mais de seis meses, informou o porta-voz.
O governo da Bolívia havia concordado em exportar para a Argentina 4 milhões de m³ de gás por seis meses e, assim, ajudar a aliviar a crise de gás que enfrentava o vizinho. Os exportadores são as unidades bolivianas da espanhola Repsol YPF e da brasileira Petrobras.
A idéia é ampliar os termos do contrato em conformidade com os resultados do referendo nacional de gás que se realizou no domingo passado.
No longo prazo, a Argentina pretende importar até 30 milhões de m³ de gás da Bolívia através do proposto projeto Gasoduto do Nordeste Argentino (GNA). O porta-voz afirmou que os planos de mais longo prazo devem aguardar a construção do novo gasoduto Nordeste.
Os presidentes excluiram este gasoduto da carta de intenção devido à crítica na Bolívia sobre os planos do governo de ampliar o contrato de exportação existentes antes de que o Congresso hava aprovado o novo projeto de lei de hidrocarbonetos.
Os eleitores bolivianos detram luz verde a Mesa para modificar a lei e o mandatário pretende apresentar o projeto de lei ao Parlamento na segunda semana de agosto, depois do qual o Congresso terá três nmeses para votar o tema.
Segundo o funcionário, resulta um pouco contraproducente começar a firmar contrato para o futuro sem ter o novo marco legal instaurado e agregou que os Presidente acabam de acordar esta alta e que deixaram para um pouco mais adiante o outro contrato, quando possam trabalhar com mais calma.
O projeto do GNA usaría parte de um gasoduto existente entre ambos os países que se usou para exportar gás desde a Bolívia até a Argentina na década de 80. A construção do gasoduto de 1.500 km e US$ 1 bilhão deveria ser concluido em 2006.
O governo argentino contratou a construtora local Techint para executar as obras do gasoduto e a companhia investirá US$ 750 milhões, 75% do capital, enquanto o executivo financiará o resto.
O gasoduto se conectará com o duto argentino existente, Loma de la Lata, que são operados pelas transportadoras locais TGN e TGS. No futuro, os gasodutos poderiam chegar ao Paraguai e ao Brasil.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Energia Elétrica
Lançamento de chamada do Lab Procel II reforça o Rio com...
10/02/26
Energia Elétrica
Prime Energy firma novo contrato com o Hotel Villa Rossa...
10/02/26
Energia Elétrica
ABGD apresenta à ANEEL estudo técnico sobre impactos da ...
09/02/26
Tecnologia e Inovação
Brasil estrutura marco normativo para gêmeos digitais e ...
07/02/26
PD&I
Firjan SENAI SESI traz primeira edição do "Finep pelo Br...
06/02/26
Bacia de Campos
Em janeiro, BRAVA Energia renova recorde de produção em ...
06/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.