Petróleo
Setorial News Energia
O governo da presidente Cristina Kirchner confirmou nesta segunda-feira (28), a descoberta de uma jazida de petróleo na PatagôniaNo meio da crise energética que assola a Argentina desde 2004. A descoberta, a mais importante em muitos anos, foi realizada na bacia Escalente, nas jazidas de Cerro Dragón, nas vizinhanças da cidade de Sarmiento, no sul da província de Chubut, pela empresa Pan American Energy. A expectativa é que os poços descobertos cheguem a 120 milhões de barris por ano.
Esta companhia é controlada em 60% pela BP e 40% pelos Bulgheroni, uma família argentina de longa tradição no ramo petrolífero. As jazidas encontradas pela Pan American Energy proporcionariam de 100 a 120 milhões anuais de barris, o equivalente a meio ano de reservas argentinas. Atualmente, a Argentina produz 240 milhões de barris anuais. As reservas argentinas, antes desta descoberta, eram calculadas em seis anos de duração.
Para o governo argentino, a notícia é excelente, já que nos últimos 10 anos as empresas petrolíferas fizeram poucas descobertas de novas jazidas no país, fato que gera preocupações sobre a capacidade de auto-suficiência do país para os próximos anos.
Fale Conosco