Energia Eólica

ArcelorMittal firma nova joint venture de energia renovável com a Casa dos Ventos no Brasil

Joint venture irá construir um projeto de energia eólica de 553,5 MW. Na foto Jefferson De Paula e Lucas Araripe

Redação TN Petróleo/Assessoria
18/04/2023 13:28
ArcelorMittal firma nova joint venture de energia renovável com a Casa dos Ventos no Brasil Imagem: Divulgação Rosa dos Ventos Visualizações: 869 (0) (0) (0) (0)

A ArcelorMittal Brasil, líder em aços no país, anuncia que irá formar uma joint venture (JV) com a Casa dos Ventos, uma das maiores desenvolvedoras e produtoras de projetos de energia renovável no Brasil, para o desenvolvimento de um projeto de energia eólica de 553,5MW. A ArcelorMittal Brasil terá 55% de participação na JV, com a Casa dos Ventos detendo os 45% restantes. A transação foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, em 12 de abril e será concluída nos próximos 15 dias. 

O projeto de cerca de R$4,2 bilhões tem como objetivo assegurar e descarbonizar uma parte considerável das necessidades futuras de eletricidade das operações da empresa no Brasil.  Estima-se que atenderá 38% das necessidades totais de eletricidade da ArcelorMittal no Brasil em 2030. 

Aditya Mittal, CEO da ArcelorMittal, comentou o tema e disse:  "Além de integrar nossos esforços na direção da questão climática, este projeto também atende aos aspectos financeiros e operacionais. Reduz os custos de eletricidade, fornece segurança energética para nossos negócios no Brasil e proporcionará retornos consistentes no longo prazo. A recente aquisição da CSP aumentou imediatamente a nossa presença no mercado brasileiro, que é de alto crescimento, e nos trouxe opções futuras promissoras. À medida que expandimos nossa presença e agregamos valor no Brasil, estamos conscientes da responsabilidade que temos em descarbonizar nossas operações. Ao nos tornarmos parceiros de um respeitado operador de transição energética, a Casa dos Ventos, temos vantagens competitivas como o clima brasileiro, favorável para a geração de energia renovável que nos permitirá progredir mais rapidamente em direção às nossas metas climáticas".

Jefferson De Paula, Presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM, acrescentou: "Além da recente aquisição da CSP, hoje ArcelorMittal Pecém, temos vários projetos downstream de crescimento orgânico em andamento que ampliam nossa presença e aprimoram nossa capacidade de produzir produtos de maior valor agregado. Esses planos de expansão levarão a um aumento natural de nossas necessidades energéticas. Este projeto nos prepara para o futuro, garantindo que possamos atender nossas necessidades de energia no longo prazo de forma responsável, sustentável e com redução de custos".

O complexo Eólico Babilônia Centro ficará localizado na Bahia, Nordeste do Brasil. A localização foi escolhida devido a aspectos como fatores de carga de alta capacidade (mais de 50%) e a curta distância (23 km) para conectar-se à rede elétrica nacional. Existe, também, o potencial de expandir a capacidade do projeto adicionando mais 100 MW de energia solar. 

O projeto está atualmente em fase de licenciamento ambiental e regulatório, com obras previstas para começar ainda neste ano e comissionamento operacional em 2025. A ArcelorMittal Brasil irá assinar um contrato de compra de energia de 20 anos com a JV para o fornecimento de eletricidade. 

O projeto Babilônia é a terceira parceria estratégica de energia renovável estabelecida pela ArcelorMittal no último ano. Em março de 2022, a Empresa anunciou uma parceria com o grupo Greenko, na Índia, para desenvolver um projeto de energia 'contínuo' com 975MW de capacidade solar e eólica. O projeto alimentará a joint venture indiana da ArcelorMittal na área siderúrgica, a AM/NS Índia, fornecendo mais de 20% de suas necessidades de eletricidade e reduzindo as emissões anuais de carbono em aproximadamente 1,5 milhão de toneladas por ano. Na Argentina, a ArcelorMittal desenvolveu uma parceria com a PCR para um projeto de capacidade solar e eólica de 130MW que atende mais de 30% das necessidades locais de energia da ArcelorMittal.

Sobre a ArcelorMittal

Maior produtora de aço do Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 158 mil empregados, sendo 16 mil no Brasil e atende clientes em 155 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. 

A empresa tem unidades industriais em sete estados (CE, ES, MG, MS, RJ, SC e SP), além de unidades de distribuição e serviços em todo o país, sendo a única do setor no Brasil a contar com a certificação ResponsibleSteel. 

As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 7 milhões de toneladas de minério de ferro e de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto, com aplicação nas indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil e naval, entre outras. A empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas renováveis de eucalipto) e tecnologia da informação.

Sobre a Casa dos Ventos 

A Casa dos Ventos é uma empresa brasileira de energia que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Responsável pela maior campanha de medição de ventos já empreendida no mundo, a empresa desenvolveu um em cada quatro dos projetos eólicos em operação no Brasil. Para avançar em sua posição de player estratégico no setor, a Casa dos Ventos conta com o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 20 GW de capacidade. A companhia também é líder em oferecer soluções customizadas para apoiar a transição energética de grandes consumidores. Recentemente, a Casa dos Ventos anunciou uma joint venture com a TotalEnergies para desenvolver, construir e operar em conjunto o portfólio renovável no Brasil, incluindo projetos de hidrogênio e amônia verde.

A Casa dos Ventos é signatária do Pacto Global da ONU e trabalha de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, desenvolvendo projetos sociais nas comunidades em que está presente e contribuindo para uma economia de baixo carbono.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parcerias
Tan Jin-Yon Bryne: Conectando Brasil e Singapura através...
22/11/24
Energia Solar
Brasil alcança 3 milhões de instalações com energia sola...
22/11/24
Inclusão Profissional
O Desafio e a Resiliência de Ser uma Empreendedora Preta...
20/11/24
Etanol
Aprovação de projeto que regulamenta mercado de carbono ...
20/11/24
Salvador
Encontro Internacional de Energia já está com inscrições...
19/11/24
MME
Resultados do GT de transições energéticas são integrado...
19/11/24
Parceria
Lideranças da Indonésia e do Brasil debatem parcerias es...
19/11/24
Parceria
Brasil e China firmam parceria para buscar soluções inov...
18/11/24
Evento
Bahia sediará Encontro Internacional do Setor de Energia
18/11/24
Rio de Janeiro
Petrobras participa do G20 Social
14/11/24
Meio ambiente
Petrobras e BNDES fazem nova parceria para restauração e...
14/11/24
Transição Energética
Ainda dá tempo de se inscrever no "Seminário Brasil e Bé...
13/11/24
Internacional
Na COP 29, MME debate a importância de ampliar investime...
13/11/24
Biometano
Biometano na rede de gás natural busca impulsionar econo...
13/11/24
Oportunidade
UDOP lança Banco de Talentos para profissionais e recrut...
11/11/24
Energia Eólica
Grupo CCR e Neoenergia firmam contrato de autoprodução d...
11/11/24
Etanol
Anidro e hidratado encerram a semana com pequena variaçã...
11/11/24
Energia elétrica
Desempenho em outubro é o melhor do ano e expansão da ge...
08/11/24
Hidrogênio
Primeira planta de conversão de hidrogênio a partir do e...
08/11/24
Etanol
Cientistas mapeiam microbioma de usinas em busca de maio...
07/11/24
Metanol
ANP amplia monitoramento da comercialização de metanol c...
07/11/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

21