Rio Grande do Sul

Arauterm produz caldeiras usando software 3D Solidworks

Fazer caldeiras, aquecedores e geradores de calor para diversos setores industriais é o negócio da Arauterm Equipamentos Termometalúrgicos. Sediada em Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, a empresa desenvolve produtos para os setores têxtil e hoteleiro, e ainda madeireiras, hospitais, frigoríficos,

Assessoria
14/04/2008 11:51
Visualizações: 1483

Produzir caldeiras, aquecedores e geradores de calor para atender diversos setores industriais é o negócio da Arauterm Equipamentos Termometalúrgicos. Sediada em Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, a empresa desenvolve produtos que atendem aos setores como têxtil, hoteleiro, e ainda madeireiras, hospitais, frigoríficos, laticínios, lavanderias industriais e usinas de asfalto. Em seus projetos a Arauterm conta com o suporte do SolidWorks, software para desenho mecânico em 3D que permite produzir em menos tempo e com menor custo.

 

Há 20 anos no mercado, a companhia investe em processos que garantem a qualidade e, principalmente, a confiabilidade de seus produtos. “Oferecemos soluções que serão empregadas em áreas onde o bom funcionamento dos equipamentos é imprescindível”, ressalta Jackson Camargo Garcia, projetista da Arauterm. 

 

Para integrar sua equipe de engenheiros e projetistas a processos mais modernos e poderosos em design, a Arauterm procurou, em 2005, uma solução que oferecesse melhor visualização do projeto antes do produto final, facilitando possíveis modificações e aperfeiçoamentos no modelo. Após visitar empresas que já utilizavam o desenho em CAD 3D, a Arauterm decidiu migrar seu ambiente 2D para um novo patamar. “Precisávamos aliar padronização e design nos projetos e melhorar a maneira como as plantas eram apresentadas aos clientes”, conta Jackson. “Internamente, a área de produção também foi beneficiada, pois pudemos adiantar a avaliação de aspectos técnicos de componentes complexos, como dutos e tubulações”, explica.

 

Antes da adoção do SolidWorks, faltava interação entre as áreas de projeto e produção. Muitas vezes, a fábrica tinha dificuldade em manusear as informações que chegavam aos projetos em 2D. “Um dos principais desafios da equipe de produção era interpretar alguns desenhos, como os de instalação e grandes montagens”, salienta.

 

A escolha do SolidWorks como software padrão deu-se, segundo Garcia, após pesquisas e contatos com outras empresas já usuárias da solução. “Buscávamos um programa que demonstrasse estabilidade e uma linguagem que fosse predominante no mercado, com grande aceitação junto a nossos clientes, fornecedores e colaboradores. Também queríamos um software inteligente e que tornasse nosso trabalho mais dinâmico. Encontramos esses requisitos no SolidWorks”, completa o projetista. Com a nova ferramenta, design e produção passaram a falar a mesma língua. “Recursos específicos, como configurações de desenhos, ajudaram na padronização dos componentes e na integração entre as áreas. Hoje, os erros são bem menores”, garante.

 

Sobre a Arauterm

 

A Arauterm Equipamentos Termometalúrgicos Ltda foi fundada em 11 de maio de 1988. Localizada no distrito industrial da cidade de Cachoeirinha (RS), a empresa fabrica produtos voltados para processos térmicos: caldeiras, aquecedores de fluído térmico e geradores de calor, além de produtos especiais: tanques, vasos de pressão, trocadores de calor e serpentinas, entre outros. Seus representantes estão localizados pelo Brasil (RS, SC, PR, SP, RJ) e no exterior (Chile, Uruguai e Equador). Para saber mais: www.arauterm.com.br

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Logística
Santos Brasil recebe autorização para operar com capacid...
16/12/25
Indicadores
ETANOL/CEPEA: Indicadores são os maiores da safra 25/26
16/12/25
Sergipe
Projeto Sergipe Águas Profundas reforça expansão da ofer...
15/12/25
Etanol
Hidratado sobe pela 9ª semana seguida
15/12/25
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.