Oriente Médio

Arábia Saudita quer ampliar cortes da Opep+ devido a IPO da Aramco, dizem fontes

Reuters, 02/12/2019
02/12/2019 08:34
Visualizações: 375

A Opep e seus aliados planejam aprofundar cortes de produção da commodity e fechar acordo para que eles sigam ao menos até junho de 2020, uma vez que a Arábia Saudita quer entregar uma surpresa positiva para o mercado antes da listagem de sua petroleira Saudi Aramco, disseram duas fontes a par das conversas.

O acordo sendo discutido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e outros produtores, grupo conhecido como “Opep+”, acrescentaria ao menos 400 mil barris por dia (bpd) aos cortes já acertados, de 1,2 milhão de bpd, ou 1,2% da oferta global.

O atual pacto de produção vai até março.

“Eles (os sauditas) querem surpreender o mercado”, disse uma das fontes.

Outras duas fontes disseram que a última análise da Opep, realizada pelo Conselho da Comissão Econômica do grupo, apontou para grande sobreoferta e um aumento nos estoques no primeiro semestre de 2020 caso não sejam feitos cortes adicionais.

A Rússia, um aliado chave dos países não membros da Opep, até agora se opôs a cortes mais profundos ou a um prazo maior para o acordo. Mas Moscou tem frequentemente adotado um tom mais duro antes de cada reunião para aprovação das políticas de produção. As fontes disseram que os sauditas estão trabalhando para convencer os russos.

O governo saudita precisa de preços mais altos do petróleo para equilibrar seu orçamento e apoiar a precificação da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Aramco, que pode ser o maior do mundo.

A Rússia, segunda maior exportadora de petróleo do mundo, depois da Arábia Saudita, também se beneficiaria de preços maiores e tem trabalhado com a Opep para evitar a formação de um excesso de oferta em meio à crescente produção dos Estados Unidos, que tornaram-se o líder global em oferta.

Os preços de referência do petróleo subiam mais de 2% nesta segunda-feira, com o Brent a quase 62 dólares por barril, após a notícia sobre a possibilidade de maiores cortes.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
23/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.